Abrimos as inscrições para a edição 2019 do PAI, nosso evento anual de paternidade! Vem encontrar a gente e outros pais da comunidade em um dia cheio de conversas e palestras. Reserve o seu ingresso antes que esgote! Clique aqui!

Como montar um armário-cápsula (dos pés a cabeça)

Tudo o que você precisa saber para ter um armário completo, com dicas de como combinar as peças.

Fala, jovens! Como têm passado?

Semana passada correu e nosso artigo quinzenal puro estilo não saiu, mas foi por um bom motivo: estamos trabalhando muito no desenvolvimento dos primeiros produtos da Conto Casa (para quem é novo por aqui, a Conto Figueira é minha marca de roupas masculinas junto com Bruno Passos). Assim que tivermos as novidades decorativas, avisaremos!

Para o tema de hoje, resolvi seguir a sugestão de um leitor do último artigo e falarei sobre os básicos. Itens que geram boas combinações e garantem um armário resolvido pela eternidade.

Além de te ajudar a montar este guarda-roupa cápsula, separei, no final deste artigo, algumas combinações fáceis para te ajudar no dia a dia.

Daora? Então tá daora! Comecemos.

Como montar um armário-cápsula (dos pés a cabeça)

Antes de começar, é importante dizer que a quantidade de cada peça irá variar conforme o estilo de vida de cada um. Por exemplo, uma pessoa que trabalha de camisa social terá uma variedade maior desta peça do que de camisetas. Assim como uma pessoa que mora no norte do país sentirá uma necessidade maior de ter mais bermudas do que calças. Então, use este artigo como guia, mas com bom senso, adequando-o ao seu dia a dia.

Pela ordem que eu quis, começaremos de baixo para cima.

Calçados

Os quatro itens indispensáveis no seu guarda-roupa:

  • Chinelo;
  • Tênis esportivo (se pratica esportes);
  • Tênis casual;
  • Sapato social marrom ou preta (ou bota social marrom ou preta);
  • Bota informal.

Exemplos:

Calças

  • Jeans azul sem lavagem;
  • Sarja clara (exemplo: caramelo, ocre ou bege). Opte por tons terrosos sem muita saturação, pois são mais fáceis de combinar;
  • Sarja escura (preta ou marinho);
  • Social preta ou marinho.

Exemplos:

Shorts / Bermudas

  • Sarja escura (preto, marrom, marinho);
  • Sarja clara. Se você mora em alguma região quente e utiliza mais bermudas do que calças, invista nas cores terrosas e sem muita saturação (mais "apagadas") pois são fáceis de serem inseridas em uma composição que tenta manter a formalidade de uma roupa social. A chance de errar será menor!);
  • Esportiva (se você faz alguma atividade);
  • Tactel para dias de piscina/praia.

Exemplos:

Camiseta

O combo preta, branca e cinza sem estampa são indispensáveis, e uma peça de cor forte (como vermelho ou azul).

Exemplos:

Dica: certa vez o marido aqui fez um artigo sobre como combinar cores das peças com o tom de pele. Pode ser um guia caso queira uma camiseta de cor forte.  

Camisa

Se camisas não fazem parte do seu dia a dia, sugiro que tenha 1 branca salva-vidas no guarda roupa.

Para os que gostam e/ou precisam usar camisas, creio que um combo de lisa, xadrez, listrada, "diferentona" e uma camisa manga curta para os dias mais quentes funcionará muito bem.

Obs: a camisa, diferente da camiseta, já emite um ar mais sério. Então, é uma possibilidade acrescentar cores e estampas diferentes pra não parecer meninão demais.

Exemplos:

Conto Figueira representando!

Jaquetas/blusas e afins

Dependendo da região do país em que se vive, uma malha leve pode ser o suficiente, mas falando para pessoas que moram em cidades onde as estações oscilam mais, sugiro o seguinte combo:

  • Malha (suéter/cardigan);
  • Jaqueta jeans ou uma jaqueta de couro;
  • Moleton liso.

Exemplos:

Acessórios

  • Relógio com alça de couro (combina com tudo);
  • Bracelete.

Exemplos:

E para fechar o guarda-roupas, um bom terno preto ou marinho:

E assim finalizamos nosso armário cápsula.

Antes de ir adiante, acho importante destacar que este guarda-roupa não te ajudará se a modelagem dos itens não estiver correta para o seu corpo.  Sim, meu camarada, todas as peças devem cair como uma luva nesse físico esbelto que Deus te deu.

Caso tenha alguma dúvida no questio modelagem, sugiro a leitura deste texto.

Pronto.

Passamos agora para o:

Show de sugestões de como usar as peças de maneira sagaz

Aqui pensaremos em um camarada que trabalha em um ambiente informal de segunda a sexta-feira. Teríamos algo assim:

Já para aqueles que trabalham em ambietes mais formais, aconselho algo assim:

Obs: se você trabalha de roupa social todos os dias, tenha uma calça de alfaiataria preta, marinho e/ou cinza para alternar durante os dias. Como são cores neutras, você não terá problemas para combinar com os demais itens.

Outras sugestões, agora para finais de semana:

Este é um armário fácil que garante sempre combinações harmoniosas. Não acrescentei os acessórios nas sugestões, mas eles podem ser usados em qualquer ocasião.

Algumas dicas legais

Dica 1: evite misturar itens muito formais (ex: sapato social) com itens muito informais (como calça jeans). Essa combinação pode até funcionar dependendo do nível de formalidade do seu calçado, mas eu sugiro que não arrisque.

Dica 2: Gaste um pouco de tempo para escolher peças que irão adicionar um tom pessoal à sua imagem, como calçado e acessórios. Marcas passam uma vida conceituando seus produtos. Não é à toa que pensamos em skatistas quando vemos um tênis Vans ou em gente jovem/rockstar quando vemos um All Star. Conhecendo as opções, você poderá "roubar" características para si, alterando como é visto e percebido por pessoas ao seu redor. Fantástico, não?

Dica 3: a ausência do cinto e/ou gravata quando não-obrigatório não elimina o caráter clássico da combinação, mas consegue torná-la mais atual.

E chegamos ao fim de mais um artigo.

Nos vemos em breve!

Conto Figueira

 

A post shared by Conto Figueira (@contofigueira) on

Link Instagram

Esta vai para os camisados: criamos um pacote promocional contendo 3 camisas que irá salvar seu armário por um tempinho. Comprando este combo, você terá uma economia de R$ 95,00 (!!). O maior desconto possível na Conto.

Corre aqui.


publicado em 21 de Agosto de 2018, 14:40
Camilapdh jpg

Camila Simielli

Proprietária da marca masculina Conto Figueira.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura