O Brasil é o maior produtor e consumidor de feijão do mundo, me arrisco dizer que culturalmente o feijão é tão importante pra nós como o futebol e o carnaval. Talvez não tão querido e não tão prestigiado e com muito menos glamour, mas goste você ou não, o feijão vai aparecer na sua vida, pelo menos uma vez por semana, nem que seja no prato de alguém que está almoçando com você.
Se você já foi anfitrião de algum estrangeiro aqui no Brasil, as chances são grandes de, em algum momento, você ter cogitado levá-lo para comer arroz e feijão.
O legal é que para comer um bom feijão, você não vai à um lugar chique ou famoso. Lugares assim nem servem arroz e feijão e, mesmo que servissem, acredito que não chegariam aos pés do feijão que se come num bom PF de boteco ou daquele que se come em casa.
Aqui no PapodeHomem, temos um artigo da dinossáurica data de 06 de julho de 2009, “Como Fazer Feijão, passo-a-passo”, que até hoje recebe acessos. Um pouco mais de meio milhão de pessoas já passaram por esse post buscando o modo de preparo de um dos ingredientes mais importantes da nossa culinária.
A receita do post é redonda, as pessoas que passaram por lá encontraram o que procuravam, mas resolvemos dar um upgrade nela.
Fomos atrás do Chef Renato Carioni do restaurante Cosi de São Paulo e gravamos em vídeo a receita sendo executada por ele, um especialista no assunto.
Para nossa surpresa, ele acabou nos mostrando uma receita sem o uso da temida panela de pressão. Certamente, isso vai deixar sua vó um tanto desconfiada, mas reduz os riscos de um desastre quando executada por iniciantes.
Para preparar o feijão você vai precisar de:
- Feijão;
- Uma panela com água;
- Cebola;
- Alho;
- Óleo;
- Sal;
Modo de preparo
Algumas dicas:
- Cada pessoa come, em média, meio copo de feijão cru. Essa é uma boa medida para tomar por base.
- Colocar o feijão de molho de um dia para o outro. Descartar a água onde ele ficou de molho, lavar o feijão e secar.
- Colocar o feijão em uma panela com bastante água. Mais ou menos 6 vezes o volume de feijão em água fria e sem sal.
- Depois de cozinhar por volta de uns quarenta minutos, cheque se o feijão já está mais molinho. Essa é a hora de colocar sal.
- Ao refogar a cebola e o alho, pegue um pouco dos grãos do feijão, amasse-os dentro da frigideira e deixe refogar junto. Isso vai engrossar o caldo e intensificar o sabor do tempero.
Agradecimentos ao Chef Renato Carioni pela bela receita.
E vocês, como preparam o bom e velho feijão?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.