O cupuaçu é um fruto amazônico “primo” do cacau, e seu gosto ao mesmo tempo azedo e agridoce é muito versátil. Por isso, no Norte, é usado tanto nas receitas salgadas quanto doces.
O creme que trazemos hoje é uma sobremesa simples e surpreendente.
Ele serve para rechear bolos ou tortas e, se levado ao congelador, fica na consistência de um sorvete. Tomem nota:
Ingredientes
- 1 lata de creme de leite fresco
- 1 lata de leite condensado
- 1 cupuaçu fresco (ou 250g de polpa congelada)
- 2 colheres de sopa de nibs de cacau (opcional)
Porque vale a pena usar creme de leite fresco?
Ele possui cerca de 35% mais gordura que o creme de leite de lata, por isso dá uma consistência melhor à receita. Como ele precisa de refrigeração, fica no setor de laticínios dos supermercados.
Quanto mais branco esse creme, maior o teor de gordura e melhor sua qualidade. Ele pode ser usado em diversas receitas, e pode ser levado ao fogo normalmente, pois não talha.
O creme de leite fresco também é conhecido como “heavy cream”, “double cream”, “nata espessa”, “crème fleurette” e ainda “panna fresca”.
Modo de fazer:
Se você tiver encontrado o cupuaçu in natura, basta quebrar a casca com um martelo e depois separar a polpa das sementes com a ajuda de uma tesoura, pois assim dá para aproveitar melhor todo o fruto.
Adicione a polpa, o creme de leite e o leite condensado no liquidificador e bate até virar uma mistura homogênea. Despeje tudo numa vasilha, salpique os nibs por cima, vede bem e leve ao congelador até ficar na consistência de sorvete.
Sirva gelado. Cai muito bem com açaí ou calda de frutas vermelhas, cuja receitinha você encontra no meu blog, o Cebola na Manteiga.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.