A aboboreira é uma planta tropical e, por isso, temos o privilégio de encontrar variáveis de suas espécies aqui no Brasil o ano todinho.
Por ser muito versátil e de baixo custo, ela é utilizada na culinária de entradinhas até a sobremesa. Quem nunca viu a abóbora por aí como purê, sopa, suflê, servida como acompanhamento, na salada ou como utilizada na fabricação de doces e compotas?
Publiquei lá no meu blog, o Cebola na Manteiga, um caldo para esses dias meio frios disfarçados no meio do verão. Aproveito e trago aqui pro PapodeHomem também.
Essa receitinha que vai tomar menos de 30 minutos rende 04 porções e custa menos de R$20,00.
Prontos?
Ingredientes
- 1 abóbora de sua preferência (usamos a espécie conhecida como “caravela”);
- Sal a gosto;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher de sopa de manteiga (substituímos por ghee);
- 200g de queijo gorgonzola de boa qualidade cortado em cubos de um centímetro, para que derreta facilmente;
- Ervas frescas a gosto (opcional);
- Croutons a gosto (opcional).
Modo de fazer
Retire a casca, pique a abóbora em cubos e coloque numa panela média.
Tempere com sal e pimenta a gosto.
Coloque água apenas o suficiente para cobri-la e deixe cozinhar em fogo médio até que esteja bem macia, a ponto de desmanchar com a ajuda de um garfo.
Bata todo o conteúdo da panela (sim, a água também!) e reserve.
Derreta a manteiga em fogo baixo, adicione o caldo e deixe ferver.
Corrija o sal se necessário for, adicione o queijo, mexa levemente por um minuto para derreter e sirva em seguida com croutons.
* * *
É tão fácil que dá até pra gente compartilhar as experiências de quem executar as receitas. Postem as fotos aqui nos comentários pra gente ver. Quem topa?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.