Leva 5 minutos. Participe de nossa pesquisa nacional sobre as questões e desafios dos homens brasileiros — os dados serão 100% públicos. Já tivemos mais de 10.000 respostas, mas precisamos de mais pessoas do Norte, Centro-Oeste e Nordeste do país, nos ajudam a chegar nelas?

Como fazer amigos movidos à gasolina em 11 passos

Uma das principais reclamações do nosso tempo é a falta de conexão entre as pessoas. Vamos listar algumas formas de usar seu carro para fazer novos amigos.

Finalmente o ano começou!

Com o término do carnaval agora é oficialmente 2019, pessoal! 

Para este “novo ano”, nada melhor do que cultivar novas amizades.|Eu tenho um pequeno grupo de amigos – é claro que gostaria de ter muito mais.

E qual outra forma melhor de se começar uma amizade do que encontrar algo em comum?

Hoje vou listar 11 dicas para se fazer amigos. Porém, esta é uma lista toda especial, movida à gasolina!

1. Passear com uma moto alugada

Essa foi uma das novidades mais legais que chegaram por aqui e agora estão se espalhando. Várias marcas como Triumph, Honda e BMW fazem passeios em que é possível alugar uma moto e participar.

Já fui para o Museu da Tam, para Morretes–PR e Extrema–MG. São sempre destinos legais com guias carro de apoio e seguro total incluso. Tem viagem até para outros países.

Dessa forma dá para conhecer melhor sua próxima moto antes de fechar negócio e também conversar com proprietários que participam do passeio.

2. Trilhas

Sujando a moto e lavando a alma

Trilha é uma das coisas mais legais que se pode fazer tanto de moto quanto de carros 4x4.

Basicamente, consiste em sobreviver a um “passeio” por locais que nem a pé seriam fáceis de se atravessar.

Não existe competição e a vitória máxima consiste em todos chegarem ao final da trilha inteiros – ou, pelo menos, com todos os pedaços importantes unidos num só.

Já tive oportunidade de fazer uma trilha de moto em que, no mesmo dia, tive que voltar para desatolar o amigo e depois precisei emprestar gasolina de um outro. O espírito é sempre de camaradagem com lama – muita lama.

Afinal, dizem que se sujar faz bem.

3. Kart de aluguel

A zoação pós corrida é uma das melhores partes

Se tem um lugar que eu poderia ficar o dia todo é numa pista de Kart.

Corre lá para aquele buscador famoso cheio de vogais no nome e digita: Pista de Kart. Com certeza, deve ter alguma próxima de você.

Lá, você vai encontrar gente de todo tipo. Famílias inteiras correndo juntas, aniversariantes, casais e até grupos de empresa.

Assumo que quando estou correndo meu lado competitivo fala mais alto, porém, isso é só metade da experiência.

A parte mais legal é depois da corrida quando dá pra tirar sarro daquele amigo roda presa ou comparar aquela sua ultrapassagem “idêntica” ao último GP de Mônaco.

Já tem até app para achar a próxima pista ou turma perto de você.

4. Viagens de Kombi

Olha essa cara de “Me leva pra passear”

Já falamos por aqui de um grande perrengue que tive viajando pra praia de Kombi.

Apesar da minha experiência traumática, viajar de galera é sempre divertido.

Com o trânsito parado jogamos truco e deu até para desafiar o pessoal do carro ao lado.

Uma dica: em truco de 6 pessoas, todo mundo sai com carta, cuidado ao pedir 6 apenas com Copas. Chame dois ou três amigos para passar um final de semana na praia ou acampar. Até o final do domingo com certeza serão sete ou mais amigos. Acredite: os perrengues nos unem. Já assistiu A pequena Miss Sunshine?

5. Posto de combustível

Seria esse um dos primeiros encontro no Posto?

Depois que comecei a frequentar os encontros de carro em posto de combustível, descobri que essa regra é quase nacional. Nas noites de quinta-feira, o pessoal que gosta de carro se reúne em algum posto.

Por lá tem todo tipo de gente. Das pessoas que gostam só de olhar o movimento àquele tipo que abre o capô para mostrar a mais nova modificação ou quem curte botar um som maneiro. Várias vezes passava um carro legal na rua e o pessoal chamava para conhecer. Foi lá que eu descobri que, na minha cidade, tinha um belíssimo Dodge Viper ACR. Coisa fina.

6. Track day

Capacete é item obrigatório

Logo quando tirei carta, andar de track day – literalmente, um dia na pista, quando o público em geral pode ir lá e correr também – mais parecia um sonho distante, coisa de rico. As opções eram poucas e os preços batiam nas alturas. Hoje em dia a situação mudou muito.

Com muito mais concorrência, temos opções para todos os gostos e bolsos. Já fiz dois com meu Sandero R.S e por lá tem de tudo mesmo. Desde Subaru de 600 cv até Corsa Sedan 1.0. Sem preconceitos ou distinção, cada um na sua tocada.

Poder acelerar o seu carro do dia a dia com toda segurança, sem problemas, é muito legal. Lá é o local perfeito para acelerar sem medo de radar, conhecendo melhor os seus limites e do seu carro – sem contar que isso, com certeza, vai te fazer um melhor motorista para as estradas.

E, de quebra, ainda vai ter uma turma lá pra trocar ideia.

7. Encontros oficiais

Todos os tipos de carros e muito público

Se você quer encontrar gente, mas muita gente mesmo, pode ir direto para os encontros oficiais de carros.

Os amantes dos carros antigos tem um encontro anual em Águas de Lindóia que atrai mais de 500 mil pessoas por edição. Sim, você leu direito – este ano será em Junho.

Existem dois outros encontros que também são garantia de grande público. Para quem é fã da marca Honda existe o Civic Nation. Já quem gosta de carros do grupo VW tem o BTG marcado com carinho no calendário.

8. Estradas famosas

Se for de conversível então melhor ainda

Uma opção muito legal também é pegar algumas estradas conhecidas.

Todo final de semana – de sol – a cidade de Serra Negra–SP recebe centenas de motos para conhecer as curvas da região.

Outro local curvilíneo famoso é a chamada Estrada dos Romeiros que liga Barueri até Itu. Ela é toda margeada pelo rio Tietê e muito arborizada também. Você vai encontrar carros, motos e muitos ciclistas que usam o local para pôr o “pedal” em dia.

Estacionar ali na famosa curva “Maison Blanche” é garantia de bom papo.

Já no Paraná não podemos esquecer da famosa Serra da Graciosa.

9. Cursos de pilotagem

Aqui é o local correto para aprender

Outro assunto que já comentei aqui no PdH é sobre os cursos de pilotagem.

Indico não apenas para quem quer se tornar um motorista melhor, mas para quem quer aprender, de fato, a dirigir.

Lá, vai encontrar pessoas que gostam realmente de curtir a velocidade de forma segura. Nos cursos de moto é muito comum encontrar médicos, advogados e dentistas que tem na moto a sua válvula de escape para relaxar.

10. Museus

Brilhando como novo

Sendo bem sincero aqui, eu nunca fui lá muito fã de museus.

Porém, quando se trata de carros e motos, tudo fica mais interessante. Um espaço muito legal para conhecer pessoas que gostam de carros e motos é o Box 54 em Araçariguama-SP.

Além do museu, existe a locação de carros (tem Ferrari!), pista Off-Road e até um sistema de “garagem” para deixar o seu carro bem guardado.

Nas duas rodas temos o Honda Fan Club em Indaiatuba-SP, o Harley Motor Show em Gramado-SP e também o BMW Motorrad Museum em Curitiba - PR.

11. Grupos oficiais

 

Será que gostam de Corvette?

Já que estamos na internet nada melhor que conhecer gente por aqui também.

Na época em que eu tive um Hyundai HB 20, fiz parte do HB 20 Club. Quando comprei minha primeira moto (Yamaha Fazer), entrei para o fórum Fazeronline. Com o Sandero, pude ficar amigo do pessoal do RS Groupe.

De todos os modelos que já pesquisei, sempre encontro um grupo de discussão ou clube.

Conhecer esse pessoal ajuda demais com dicas para o seu modelo específico, ideias de acessórios e até como fazer a manutenção básica em casa. Mas, principalmente, é uma das melhores maneiras de usar o seu carro pra conhecer pessoas novas.

E vocês, têm mais algumas boas ideias sobre como fazer amigos utilizando seu carro? Seguimos lá nos comentários.


publicado em 12 de Março de 2019, 19:57
Avatar jpg

Lucas Rizzollo

Jornalista especializado em carros e motos. Nascido com gasolina nas veias e fanático pelo o assunto desde sempre. Quando não está lendo ou escrevendo joga Poker e também Futebol Americano. Você pode seguir no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura