Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

Como cultivar comunidades digitais benéficas, uma conversa em vídeo

Um bate papo com o amigo das antigas, Seiiti Arata

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

O PapodeHomem teve sua semente em uma comunidade que surgiu num grupo de emails. A Cabana, lá no comecinho, surgiu como um fórum. O lugar floresceu também à partir de uma comunidade que já pulsava on e offline.

O que aprendemos ao longo de oito anos sobre esses processos foi o tema da conversa a seguir. Os primeiros 35 minutos são públicos, o restante está fechado para assinantes do projeto "A Classe Alta", do Seiiti. 

Nos dias 23 e 24 de maio vou oferecer pel'o lugar o curso completo "Círculos de Confiança: como cultivar comunidades digitais", ao longo do qual vamos realmente nos aprofundar em cada ponto, aqui em São Paulo.

São 20 vagas, porém muitos assentos já estão tomados e ainda não iniciamos a divulgação mais pesada do curso. Se tiver interesse no tema, pode ser uma boa aproveitar a chance, creio que a próxima edição deve rolar apenas no segundo semestre.

Seiiti e eu somos amigos há mais de cinco anos, mas como ele mora na Europa, meio que virou uma tradição nos vermos uma vez por ano, em uma de suas vindas ao Brasil. É sempre interessante escutar dele como está indo e compartilhar do lado de cá. Fiquei super feliz com seu convite para gravar esse vídeo e espero que seja também útil pra vocês!

O papo


E aqui o mapa da conversa, para você poder pular para momentos específicos:

1. 0:35 a 3:50 – Seiiti comenta sobre nossa capacidade de escutar e se comunicar. Pergunta como cultivar um ambiente digital favorável à comunicação, em especial pensando na experiência do PapodeHomem.

Falo sobre o que são melhores posturas e ambientes digitais de conversa.

2. 3:52 a 6:56 – Seiiti pergunta: "Qual é o segredo (pra criar esses ambientes)?" ;-)

Me aprofundo em sobre como criar outra cultura de comunicação.

3. 6:58 a 10:35 – Seiiti comenta sobre como já tomamos muita porrada e levamos muitas críticas ao puxar conversas espinhosas no PapodeHomem. E pergunta: como lidar com os conflitos inevitáveis que surgem em um espaço digital?

4. 10:37 a 12:14 – Seiiti comenta que os assuntos que estamos abordando não se aplicam só ao digital e seguimos conectando os pontos com boas práticas para conversas melhores e mais saudáveis no mundo offline.

5. 12:15 a 14:58 – Seiiti pergunta: "Muito bonitinho isso tudo, mas e na prática mesmo, como você segura o tranco?"

6. 15:00 a 16:30 – Seguindo no tópico sobre conflitos, Seiiti pergunta: "Quem disse que se você não se impor ou retribuir quando alguém te agride você não está perdendo o respeito diante das outras pessoas que estão vendo aquilo acontecer?"

7. 16:31 a 22:08 – "Como receber pessoas e criar uma comunidade com real abertura das pessoas?"

Aqui falo sobre o Caseiro, uma das figuras centrais no meu curso "Círculos de Confiança".

8. 22:09 a 27:16 – Seiiti me pede pra falar mais sobre percursos de transformação e como eles podem ser amplificados pelo digital. Pede também para que eu comente um pouco mais sobre o curso "Círculos de Confiança".

9. 27:16 a 28:20  – Como nosso mundo interno se conecta com nossa presença no mundo digital. Como e por que ter mais compaixão consigo mesmo?

10. 28:21 a 29:30 – Comentário de Seiiti mencionando os efeitos nocivos da culpa em nossa saúde e alimentação, por conta do produto que oferece chamado NatuGood.

11. 29:31 até o final – Comento um pouco mais sobre a proposta do curso "Círculos de Confiança" e sobre os riscos de se construir uma comunidade "falsa".

* * *

Por fim, alguns links de referência úteis:

Para se inscrever no curso "Círculos de Confiança: como cultivar comunidades digitais benéficas", 23 e 24/05


Local: Rua Monte Alegre, 1370, sede d'o lugar

Horário: 14h às 18h, nos dois dias

Faça sua inscrição, veja valores e opções de pagamento aqui.

Nos vemos lá!


publicado em 07 de Maio de 2015, 16:17
File

Guilherme Nascimento Valadares

Editor-chefe do PapodeHomem, co-fundador d'o lugar. Membro do Comitê #ElesporElas, da ONU Mulheres. Professor do programa CEB (Cultivating Emotional Balance). Oferece cursos de equilíbrio emocional e escreve pequenas ficções no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: