Como aprender a perder

O que as derrotas no poker podem ensinar sobre como gerenciar derrotas na vida

Perder é uma característica de qualquer atividade competitiva.

Para existir alguém nomeado como vencedor, outros vários perderam o jogo.

Todos os esportes possuem essa dinâmica, mas quando falamos de poker, vitórias e derrotas costumam vir em intensidades diferentes. Podemos estar falando de um torneio mais longo ou apenas de uma série mãos que não colaboram com sua estratégia.

Por melhor que seja o jogador, aprender a perder é uma necessidade verdadeira. É comum, até para grandes nomes do poker, passar meses consecutivos sem vencer uma partida.  Lidar com a frustração e conseguir manter a cabeça no lugar é fundamental para seguir em frente.

Os jogadores profissionais têm uma forma específica para lidar com derrotas e quanto mais cedo aprender com eles, mais fácil se torna a recuperação.

Saiba onde errou

O primeiro passo depois de perder uma competição é o recolhimento para reflexão, entender exatamente onde está o problema e quais foram os pontos que favoreceram o resultado negativo.

É importante saber o que deu errado, para poder corrigir no futuro.

Alguns motivos são mais frequentes e permitem ações rápidas para voltar a vencer.

Logo de início é preciso reconhecer que má sorte é real no poker. Situações onde a estratégia estava bem definida, suas ações foram corretas, mas a sorte não estava com você acontecem o tempo todo.

A melhor forma para curar a má sorte é levar as derrotas com leveza. Aceitar o período ruim mas se manter consistente, tentando melhorar nos pontos fracos.

Observe se não está se tornando previsível demais. É comum quando jogamos com as mesmas pessoas repetir estratégias e acabar perdendo a capacidade de surpreender os adversários.

Vale a pena também observar se as mesas que está participando não estão difíceis demais. Você pode ser um excelente jogador, mas se o nível do campeonato for muito superior ao que você está acostumado, é hora de procurar jogos que encaixem melhor no seu nível.

Quando as perguntas acima ainda não explicam as derrotas, talvez seja hora de revisar os fundamentos básicos. O tempo passa e alguns fundamentos importantes acabam ficando pelo caminho, seguir estudando e revisando é a chave para estar sempre afiado.

No fim, cabe também questionar se não está insistindo demais no jogo mesmo quando todos os sinais indicam que a sorte não está do seu lado. Seguir perseguindo o resultado e ignorando os sinais tornam as derrotas ainda mais amargas.

Coloque as ideias no lugar

Agora que você já passou pelo processo de entender porque está perdendo, é importante ajustar sua mentalidade para que as derrotas não te afetem mais.

Entenda que nada valioso vem fácil. Por mais que a gente ouça exemplos de sucesso da noite para o dia, normalmente existe um longo trabalho de derrotas, vitórias e aprendizados que ninguém estava perto para acompanhar.

Sempre existirá alguém para comemorar seu fracasso. Olhe para frente e não ouça quem não trouxer informações construtivas. Ouvir quem não tem nada para agregar é a pior forma de lidar com os momentos ruins. Esteja rodeado de gente positiva e que te ajude a levantar.

Tente olhar também para o que você acertou. Uma derrota difícil sempre deixa alguns pontos positivos e lembranças do que você é capaz. Sem esquecer dos erros, valorize o que acertou como indicador de que, apesar de tudo, você está no caminho certo.

Derrota é um importante mecanismo de feedback e sempre deixa lições importantes. Evite cair em negação e aproveite a experiência para crescer. É uma forma difícil, mas eficiente, de enfrentar os próprios medos, reconhecer as falhas e evoluir rapidamente.

Sempre tem o dia seguinte

Talvez o mais importante que a gente possa extrair de todas essas ideias é que sempre vai existir o dia de amanhã. Que perder é ruim e ninguém deseja isso, mas que amanhã está aí para jogar e tentar novamente.

No poker profissional e em outros esportes que cobram uma performance elevada, manter a calma e olhar um dia de cada vez pode ajudar a segurar as frustrações.

Não se martirizar tanto no dia da derrota e tirar um tempo com os amigos para aliviar o peso da responsabilidade é uma das dicas mais simples, porém não menos importante.

De resto, cabe a cada um fazer o dever de casa, seguir evoluindo e esperar que novas vitórias irão chegar.

Mecenas: 888poker

O 888poker é uma das maiores marcas de poker online do mundo.

A marca promove alguns dos maiores festivais de poker do mundo, entre eles os 888poker LIVE, que já passou pelo Brasil em 2016 e 2017.

Com um time de embaixadores que reúne alguns dos maiores campeões de poker no mundo, entre eles a brasileira Vivian Saliba, o 888poker ainda é patrocinador oficial da Copa do Mundo de Poker, a World Series of Poker, que tradicionalmente acontece todo ano durante o verão de Las Vegas.

Mecenas mobileMecenas desktop

publicado em 06 de Dezembro de 2018, 11:12
12596172 10153389055960906 1551523976 n

Alberto Brandão

É analista de sistemas, estudante de física e escritor colunista do Papo de Homem. Escreve sobre tudo o que acha interessante no Mnenyie, e também produz uma newsletter semanal, a Caos (Con)textual, com textos exclusivos e curadoria de conteúdo. Ficaria honrado em ser seu amigo no Facebook e conversar com você por email.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura