Suor, cansaço, o corpo sendo levado até o limite. Refeições colossais acompanhadas de sonecas embaladas a máscaras de oxigênio, para ajudar na respiração e dar um sono melhor.

Essa é uma das formas que poderíamos definir o ensaio de Issei Kato para a Reuters, em uma oportunidade rara de fotografar a rotina de lutadores de sumô. 

Outra abordagem é de que ele retratou o homem moderno por trás de uma cultura milenar. Ao conseguir acesso para acompanhar a rotina de uma dezena de lutadores que se preparavam para o Grande Torneio de Nagoia, ele pode mostrar a tradição ao lado do novo. Um esporte que manteve suas tradições quase intactas em meio as mudanças do mundo, submetendo seus atletas a rígidas regras de comportamento e conduta. Convivendo junto, a máscara de oxigênio, os celulares, a pose para as selfies de fãs. 

E mais interessante notar é, em um das imagens, com roupas leves e chinelos nos pés, o celular nas mãos de um, como que esperando uma mensagem, o sorriso no rosto dos lutadores, , o tom jocoso de quem brinca com amigos, o alívio de quem terminou mais um dia de trabalho.

Porque, no final, é isso: são pessoas como a gente, fazendo seu trabalho. Por mais distante que ele pareça ser de nossa realidade.

 

 

 

Mantemos nosso radar ligado para trazer a você notícias, conversas e ponderações que valham o seu tempo.

Leia também  Como interpretar e usar a Constituição Federal para exercer nosso papel político