Eu moro sozinho há uns cinco anos e tive que aprender a cozinhar para não parecer que estava, literalmente, morrendo de fome.
No começo, achei que iria cozinhar igualzinho ao Jamie Oliver, mas quando enjoei do miojo e das lasanhas de supermercado, meus projetos gastronômicos estavam mais parecidos com um episódio do Larica Total.
Com o tempo, fui aprendendo uma coisa ou outra, acabei gostando de cozinhar e criei minha pequena lista de receitas. Todas foram devidamente aprovadas pelos amigos e pela minha namorada, cobaia oficial de tudo o que invento.
O ponto mais importante dessa lista é a simplicidade. O segundo é que eu possa cozinhar sem precisar comprar produtos extremamente específicos ou caros. Foi assim que surgiu a receita que vou compartilhar hoje – minha preferida – a batata recheada de 8 minutos.
Comer batatas nas refeições é um costume muito comum em diversos países do mundo, mas aqui no Brasil o consumo é atrelado principalmente às batatas fritas.
Uso essa receita como um ás na manga. Quando tenho arroz feito, capricho no recheio da batata; caso me falte o arroz, faço a batata mais básica, pra substitui-lo.
Vamos aos ingredientes:
- 1 batata inglesa grande
- 1 colher de sopa requeijão
- 1 fatia de queijo
- 1 fatia de presunto
- 2 colheres de sobremesa de Margarina
- sal à gosto
Agora, o preparo:
1. Perfure a batata feito Christian Bale em Psicopata Americano, depois parta ela em duas, no comprimento
2. Cave um “bercinho” na parte interna de cada lado
3. Ponha sal, a margarina, o requeijão, o presunto e o queijo
Eu ponho o queijo por baixo porque gosto do presunto levemente crocante.
4. Microondas por 8 minutos
Pode ser um pouco mais ou um pouco menos, depende da potência do seu microondas. Eu sei quando elas estão no ponto quando uma faca ou garfo a atravessa de modo macio.
Você pode deixar sua batata mais sofisticada, quase uma “Batata recheada de 8 minutos gourmet” alterando muito pouco a receita: pode substituir a margarina por azeite, pode colocar salsa em um 5º passo do preparo e pode substituir o recheio de presunto e queijo por o que der na telha (tentei com estrogonofe de frango e ficou muito bom, juro).
É isso, espero que gostem.
Ah, e não se assustem com a margarina no prato. Como a batata foi toda perfurada, os ingredientes passaram através dela, deixando um incrível rastro de sabor.
Você gostaria de ensinar algo?
“Deixa que eu faço” é a
nova série colaborativa de textos mão na massa do PapodeHomem. A ideia é
reunirmos pessoas dispostas a contribuírem com guias e tutoriais,
ensinando a fazer as mais diversas tarefas, das rotineiras às
inusitadas. Com o tempo, queremos ter um compilado com todo tipo de
passo-a-passo, para tornar o PapodeHomem um espaço cada vez mais útil.
Pode se programar: toda sexta, um texto com um guia ensinando a fazer algo prático.
Tem alguma ideia? Manda pra gente no e-mail deixaqueeufaco@papodehomem.com.br.
E,
caso faça um dos tutoriais já publicados, põe a hashtag
#deixaqueeufacopdh pra compartilhar com a gente. As mais legais a gente
solta no Instagram do PapodeHomem.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.