Existem limites à liberdade de expressão? Se não, deve haver? Por quê? Quais são ou deveriam ser esses limites? Quais as consequências para aqueles que os ultrapassarem?

O assunto não é novo e ao que tudo indica está longe de deixar a ordem do dia. No entanto, nos últimos anos tem ganhado mais e mais notoriedade uma das facetas mais interessantes e atraentes da liberdade de expressão: o humor.

As “vítimas” da vez são os autistas. O programa Comédia MTV exibiu, há cerca de um mês, um quadro parodiando o antigo reality show do homem do baú, “Casa dos Autistas”, cujo teor é o que segue:

Link YouTube

Confesso que não assisti e sequer tinha tomado do programa até ler o artigo do amigo Jairo, publicado na segunda-feira. No dia seguinte, a própria MTV se pronunciou sobre o ocorrido.

Segundo o comunicado:

“A MTV Brasil entende que a esquete ‘Casa dos Autistas’ ultrapassou limites aceitáveis do humor. Portanto, pedimos desculpas a quem quer que tenha se sentido ofendido pelo conteúdo exibido.” [grifos meus]

Particularmente, não tenho opinião formada. Por minhas convicções filosófico-políticas tendo a defender a liberdade de expressão doa a quem doer, mas ao mesmo tempo consigo imaginar algumas situações insustentáveis.

Sobre o programa, achei sem graça e de mau gosto, mas não sei até que ponto errado ou ilegal, se é que foi.

Todo artista que participa de reality show é autista. É essa a tentativa de piada?

Mais uma vez, o que pensam vocês sobre tudo isso?

Danilo Freire

Advogado que não lida bem com prazos. Estudante de Filosofia que tem déficit de atenção. Cadeirante, era ruim em matemática, calculou mal um mergulho e desde então <a>é tetraplégico</a>. No Twitter