Quando o estresse bate forte, você sabe o que fazer?

Carnaval: um samba por dia

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg

Carnaval começou, amigão. Hora de deixar de lado o machado, as lenhas e os cafundós do Oregon pra cair na folia.

Tá cá então uma humilde lista com um samba matador pra se ouvir em cada dia do carnaval, do sábado à malvada quarta de cinzas:

 

Sábado - "O samba é o meu dom"

Não podemos nos esquecer nunca de todos aqueles que fizeram, do samba, o que ele é hoje. Essa música é do monstro Wilson das Neves, baterista do Chico Buarque e que já tocou com meio mundo. Malandraço e tão bom cantor quanto percussionista, colocou esse amor ao samba como abertura do seu disco O som Sagradode Wilson das Neves (1996). Coisa linda de deus pra começar o carnaval já morrendo de amores pelo samba.

Link YouTube

 

Domingo - "Ereção"

Anda temos todo o carnaval pela frente, mermão. Se coloca na beca e vai pra gafieira porque é lá que a mágica acontece. Essa música está no disco de estreia da Orquestra Imperial, Carnaval Só o Ano que Vem, de 2007, e fala das delícias e problemas que uma ereção pode causar no meio do salão. Coisa fina.

Link YouTube

 

Segunda - "O Samba da Minha Terra"

Já se foi a metade do carnaval e a galera começa a querer ficar cansada. E é aí que se anima todo mundo com essa música do grande Dorival Caymmi, mas cantada pelos malucos dos Novos Baianos. Imagina aquele pessoal ficando de bode, meio jururu. E aí se enche o peito e canta junto: "quem não gosta de samba, bom sujeito não é". Aquele que não se levantar e começar a saculejar não vai merecer a tua confiança. Essa é lá uma das minhas certezas.

Link YouTube

 

Terça - "País Tropical"

É só no final do carnaval que você percebe o quão você gosta desse país, das pequenas que aqui vivem, do verão sem igual e do feriado mais foda do ano. E aí, amigão, fica fácil cantar junto com a versão do Wilson Simonal pra "País Tropical". Você entende que mora num país tropical, abençoado por deus e bonito por natureza. É só olhar em volta, encontrar a sua "nê chamá Terê" e aproveitar as últimas horas.

Link YouTube

 

Quarta - "É de fazer Chorar"

É uma música da banda pernambucana Eddie que diz "ó, quarta-feira ingrata, chega tão depressa só pra contrariar". Quer que eu diga algo mais?

Link YouTube

Bom carnaval, seus putos.


publicado em 18 de Fevereiro de 2012, 08:04
13350456 1045223532179521 7682935491994185264 o

Jader Pires

É escritor e editor do Papo de Homem. Seu livro de contos é o Ela Prefere as Uvas Verdes. Está no Facebook, no Instagram e escreve semanalmente sua newsletter, a Meio-Fio, com contos/crônicas e uma curadoria cultural todas às sextas, direto no seu e-mail.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: