Camisa masculina: conhecimentos definitivos, mais 12 dúvidas tiradas pra todo homem saber usar

Caimento, ombro, colarinho, punhos, tecidos, padrões, golas e tud o que você precisa saber de vez para usar direito uma camisa social masculina

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Nota do editor: pra quem não sabe, a Camila Simielli aqui é parceira do Bruno Passos, autor aqui da casa, também, e juntos eles tocam a Conto Figueira, marca de roupas masculinas, produzidas aqui com uma competência sem tamanho e, por isso, nós do PapodeHomem nos aproximamos dos dois e estamos esse tempo todo publicando os artigos de moda e estilo que ambos produzem. Pra quem não conhece, vale a ida ao site da Conto Figueira pra ver o trabalho deles. E segue o jogo.

* * *

E aí moçada! Feliz 18 por aqui.

Retomamos nossa simpática coluna quinzenal sobre como se vestir bem e, por consequência, se comunicar melhor.

Aos novatos aqui, aviso: o texto é longo. Porém, uma vez lido, você nunca mais terá dúvidas de como comprar sua camisa e estará livre das oscilações de moda.

Aos dispostos, vamos lá.

Qual o caimento da camisa ideal (ou - como a camisa deveria vestir)

No mundo ideal (digo porque, dependendo das particularidades do seu corpo, você só conseguirá alcançar esse nível de perfeição pelas mãos de um alfaiate), a peça deve cair no seu tronco como a imagem do meio:

Ou seja, a peça não deve agarrar na sua barriga e nem deixar pano sobrando demais.

Quanto aos ombros, o ideal é que a linha da costura fique no limite dos seus ombros, inteligível no desenho abaixo:

Sobre o colarinho, deve ser largo o suficiente para caber o seu dedo quando o primeiro botão estiver abotoado, como na ilustração abaixo:

Quanto ao punho, o ideal é que você consiga usar um relógio de boa, e que quando abotoado não passe do começo da mão:

Falando do comprimento, camisas informais tendem a ser mais curtas, pois entende-se que elas não serão usadas por dentro da calça social. Já as camisas sociais tendem a ser mais compridas, justamente para garantir que não ficarão saindo da calça.

Porém, sabemos que a maioria das camisas podem ser usadas tanto para trabalho quanto para passeio, então sugiro que procure peças cujo o comprimento fique um intermediário entre as duas situações.

Para fechar o tópico “caimento”, aconselho que tome estas informações como guia, afinal, não é porque você encontrou uma camisa cabulosa, mas que fica 1cm maior na manga, que você vai deixar de usar, não é mesmo?

Partimos agora para...

Tecidos

Fios sintéticos, como o poliéster ou elastano, tendem a amassar menos e são mais baratos, porém deixam a roupa num "fudum" puxado, por reter muito suor. Já os naturais são mais frescos (as fibras absorvem bem a transpiração, permitindo que o corpo respire), também possuem um caimento melhor, mas amassam com mais facilidade.

Se você é daqueles que vive debaixo de um ar condicionado e viaja muito, de repente uma camisa que misture tecidos naturais e sintéticos pode ser uma boa. Porém, se você faz parte do grupo que sua às bicas, fios naturais são para você, irmão!

Todas as informações do tecido estão na etiqueta de composição da peça, alguns fabricantes colocam abreviações, então para ajudar, segue a lista:

Tecidos naturais:

  • CO: Algodão;       
  • CL: Linho.            

Tecidos sintéticos:

  • CV: Viscose; 
  • CA: Acetato;
  • PES: Poliéster;     
  • PA: Poliamida;            
  • PUE: Elastano.

Quando falamos de camisas, além do tecido, temos que prestar atenção nos fios. Eles geralmente variam de 50 a 120.

"E o que isso quer dizer, redação?"

Esta numeração é inversamente proporcional a espessura do fio: quanto maior o número, mais fino o fio. Simples assim. E quanto mais fino o fio, mais macia a peça será.

Ou seja, fio 120 é o que há de mais elegante (e caro também).

Padrões

Normalmente os padrões encontrados nas camisas são: xadrez, maquinetado (produzido pelo modo que os fios são tramados, normalmente bastante elaborados, podem formar desenhos, texturas e figuras geométricas em todo o tecido). Poá (bolinhas). Listrado. E, claro, Sólido (lisa):

Conto (contofigueira.com.br) representando!

Tipos de golas

Existem vários tipos, podendo ser da mesma cor do corpo da camisa ou não. As mais comuns são:

Além do formato, existe também a espessura, que é determinada pela entretela (tecido adicionado na gola com o objetivo de deixá-la mais firme). Quanto mais rígida for, mais social a peça será.

A finalidade da gola da camisa é enquadrar o rosto, chamando atenção para a face. Ela é capaz de minimizar irregularidades faciais, deixando-as mais harmônicas.

“Tá, bacana, mas na prática, como isso funciona?”

Rostos redondos irão se favorecer de golas mais pontudas e compridas. Neste caso, quanto mais perto as pontas da gola estiverem uma da outra, melhor. O efeito alongado e vertical equilibrará a forma redonda do rosto.

Utilizando a mesma lógica, um rosto fino ou oval pode se beneficar de golas mais curtas e abertas.

Já os rostos angulosos podem se harmonizar melhor com golas bem abertas, deixando a face mais suave.

Exemplos:

Se você não tem a menor ideia do formato do seu rosto, escolha a clássica e problema resolvido!

Tipos de punhos

Não subestime o punho da sua camisa. Ele é uma linha de cor, é um dos pontos de contraste quando você usa terno (além, é claro, de ser o responsável por deixar a manga no lugar, pois se ele fosse mais fino, a manga ficaria “sambando” no seu braço).

Os principais punhos são:

E o bolso?

Camisas sociais nível casamento não tem bolso. As de trabalho ou dia a dia podem ter (apesar de me parecer estranho usar camisa com bolso e terno).

Só por curiosidade, os bolsos nas camisas ficaram populares nos anos 40, quando os picas de Hollywood guardavam o maço de cigarro neles (sim, só depois os tiozões inventaram de guardar os maços de cigarro no ombro).

Agora que conhecemos todas as partes da camisa e como ela deve vestir, vamos a prática:

Perguntas tretas com respostas simples (ou "Dicas de como usar")

Antecipei algumas questões para formar esse tópico e deixo aberta a parte de comentários para você enviar a sua! A ideia é varrer o assunto de cabo a rabo para nenhum camisado ter dúvidas de como usar essa peça tão clássica.

1. Quando uso terno, sempre devo usar a camisa com gravata?

O uso de terno não implica no uso de gravata, a não ser que esteja especificado no convite, por exemplo.

E sim, dá para usar nada no colarinho e ainda ficar classudo:

2. É possível usar camisa xadrez com terno?

Sim, porém é uma combinação que pode te prejudicar se for mal feita. Se for arriscar, opte por uma de micro xadrez, quanto menor o xadrez, menor a margem de erro.

 

3. Como posso usar camisa com bermuda?

Siga sempre a casualidade da bermuda.

Explicando melhor: se optar por uma berma jeans, escolha camisas mais casuais, como as xadrez, ou, por exemplo, as feitas de linho. Caso opte por uma bermuda de sarja, aí o número de possibilidades aumenta, pois este é um tecido bem democrático e fácil de combinar com itens, tanto os mais sociais quanto os mais casuais.

Para saber mais sobre bermudas, vai lá no meu artigo "Bermudas masculinas: 6 conhecimentos sobre bermuda e shorts pra todo homem saber usar".

Abaixo algumas inspirações:

 

 

4. Sou uma tripa. Como a camisa deve vestir?

Não tente disfarçar o "shape de grafite de lapiseira" usando roupas muito apertadas ou folgadas demais. Tudo que falei anteriormente sobre o caimento da peça vale para você também, ou seja, nem muito apertada, nem tecido demais sobrando.

O único adendo aqui é que, provavelmente, você terá que mandar ajustar. Então, faça da costureira sua melhor amiga.

Ah! E, por favor, vamos evitar lojas infantis só porque você acha que cabe:

5. Eu sou monstro! A peça já chega colada. Significa que esta feio?

Significa.

Roupa apertada demais, para qualquer biotipo, traz a sensação de infantilidade.

Se você for o irmão perdido do Conan e tem dificuldade de encontrar camisas que sirvam, não tem jeito, o alfaiate será seu melhor amigo.

O melhor caimento é aquele que existe uma sobra de pano no tronco, mas nada muito exagerado.

6. Sou bolota. Como a camisa deve vestir?

Bem, se você for muito "bolotis" (apelido carinhoso), sugiro que atente sempre para os botões. Caso eles estejam querendo estourar, é sinal que a peça esta apertada demais. Por outro lado, se tiver muita sobra de pano na circunferência, você parecerá maior ainda.

Então, o que fazer?

Veja as imagens abaixo:

Consegue ver, principalmente na primeira imagem, a da esquerda, uma leve sobra de tecido no tronco da pessoa? E a imagem da direito nos diz que nenhum botão está querendo voar. Esse é o caimento ideal!

7. Para que serve a abotoadura?

A abotoadura serve para segurar os punhos duplos e deixar a camisa alinhada, no lugar.

Ela remete a um estilo clássico mais aristocrático e só faz sentido se a ocasião for ultra especial (como casamento, por exemplo). Caso contrário, ficará estranha e deslocada.

8. Como passar uma camisa social

Existem dois acessórios altamente necessários: tábua de passar e borrifador de água.

Utilize o borrifador nas partes mais amassadas e passe o ferro em seguida.

Não tente passar na cama. A cama é pra dormir, fazer sexo e ver Netflix. Sério. Não.

Atenção para camisas escuras: passar sempre do avesso para não deixar marcas de ferro na peça.

9. Como dobrar para viagem?

Não tem jeito, parça. Vai ficar uma caralha embolada mesmo e você deverá passar quando chegar no seu destino.

10. Como dobro a manga da camisa?

Um conselho seguro que sempre te deixará alinhado: mantenha o botão da carcela (se tiver botão) fechado e dê somente duas voltas nos punhos.

Assim, o punho irá pressionar exatamente a região do seu antebraço, o que proporciona uma medida harmoniosa que dá a idéia de braços mais grossos (por prenderem a camisa) sem que seja necessário subir demais as mangas, o que deixaria a peça normalmente casual demais.

11. Camisa havaiana é zuado?

Zuado é não ser feliz. A camisa havaiana só irá afastar um pouco suas pretendentes. Mas tenho fé que, com tanta personalidade, você deve ser bom de papo.

12. Como uma camisa de manga curta deve vestir?

O corpo deve ficar exatamente igual ao da manga comprida.

O único detalhe que devemos atentar é a manga. Ela não deve ser muito folgada (seu braço aparentará mais fino) e não deve formar aquela ponta asa delta:

Certo?

E chegamos ao fim de mais um artigo!

Tem alguma dúvida que não foi esclarecida? Escreve aqui nos comentários e tentarei te ajudar!

Abraços e até daqui 15. =)

E, claro, jabazão lindo de Deus agora.

A Conto Figueira

Esta que vos fala é, juntamente com o Bruno Passos (também autor da casa), dona da Conto Figueira, uma marca online de camisas masculinas, então, se você tem dúvidas sobre algo relacionado a camisas, você está no lugar certo para perguntar.

Estamos a quase uma década nessa montanha de emoções que é o mercado do vestuário brasileiro. Sinta-se a vontade para, não só conhecer nossas peças, como perguntar suas dúvidas mais escabrosas (ou as bestas mesmo).

Aqui um seleção do que você verá por lá:

E segue o jogo, nos vemos aqui embaixo nos comentários!


publicado em 12 de Janeiro de 2018, 00:00
Camilapdh jpg

Camila Simielli

Proprietária da marca masculina Conto Figueira.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: