No mês passado, fuzileiros navais holandeses invadiram um navio sequestrado por piratas perto da costa da Somália. Seria mais uma notícia de pirataria no Oceano Índico se não fosse um detalhe: um dos soldados gravou tudo com uma câmera presa ao capacete.

Resultado: um vídeo de poucos minutos muito parecido com um game de tiro em primeira pessoa, como Call of Duty ou Counter Strike.

Link YouTube

Todo mês, inúmeros cargueiros são sequestrados no Oceano Índico por piratas. A maioria desses piratas vem da Somália e sequestra esses navios em busca de resgates milionários.

Só no mês de março, tropas da União Europeia prenderam mais de 130 piratas na região.

Vários desses sequestros se estendem por dias, às vezes semanas. No caso do vídeo acima, só foi possível invadir e render todos os piratas facilmente porque toda a tripulação refém se trancou dentro de uma sala à prova de balas e avisou as tropas de resgate que podiam entrar chutando a porta.

Nenhum tripulante ou pirata se machucou. Apenas um dos fuzileiros teve ferimentos leves.

sitepdh

Ilustradora, engenheira civil e mestranda em sustentabilidade do ambiente construído, atualmente pesquisa a mudança de paradigma necessária na indústria da construção civil rumo à regeneração e é co-fundadora do Futuro possível.

Leia também  Ter um filho com uma síndrome rara não é pra qualquer um