Em 1968 o mundo conheceu um dos melhores filmes cult já produzidos. O detetive Frank Bullitt, magistralmente interpretado por Steve McQueen, investiga um crime na cidade de San Francisco. Isso tudo em meio ao clima próprio do final da década, com a trilha sonora mesclando um toque de suspense à trama.
O maior destaque do filme, no entanto, é a cena de perseguição com onze minutos de duração protagonizada entre o Dodge Charger e o Mustang GT. Os carros aceleram de forma majestosa pelo sobe e desce da cidade, com direito a saídas de lado e saltos monumentais pelas ladeiras com cara de cartão-postal.

O DVD do longa mostra a produção completa e nas cenas extras a dedicação do elenco ao seu papel. McQueen e o ator que vive o motorista do Charger preto fizeram cursos de direção e pilotagem para interpretar as tomadas de forma realista. E é o que transparece ao espectador, com adrenalina de sobra.
Quarenta anos mais tarde a Ford lançou uma série especial do Mustang em homenagem ao filme. É esse carro que apresento aos leitores, em edição limitadíssima e rara no Brasil.

A carroceria verde-musgo, sem muitos detalhes e logotipos, rapidamente me transporta para os anos 60. As rodas de 18 polegadas complementam o visual. O cupê é equipado por um motor V8, de 4,6 litros e 315 cv, pronto para despejar a cavalaria no asfalto a qualquer momento. A parte mais divertida da matéria foi sentir a potência do bloco e a força do conjunto em ação. A transmissão manual de cinco marchas também evoca o passado e tem engates precisos.
Outro destaque é o som do V8 ronronando pela rua. A marca gastou horas e horas de laboratório no desenvolvimento do sistema de escapamento, todo em inox, que conta com tubos de 3,5 polegadas e ronco idêntico ao clássico de 68. Levante o som e embarque nessa viagem ao mundo do cinema…
Link YouTube | Test drive que fiz (ouça o ronco…)
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.