Black Friday no Brasil faz preço subir. Aí sim dá pra abaixar

Para quem não conhece, a Black Friday é uma sexta feira que simboliza o início das compras natalinas. Tradicionalmente, pipocam descontos em todos os lados. A data é bem valorizada nos Estados Unidos, com descontos muito expressivos. Aqui no Brasil a moda chegou há poucos anos.

O marketing é fortíssimo, os sites são inundados com tarjas de desconto. Quase bate um peso na consciência de passar ileso pela orgia de compras. Comprar com desconto é sempre bom, mas vale ficar atento se o desconto é real, mesmo que o anúncio esteja lá, luminoso e brilhante.

A grande maioria das lojas está discretamente aumentando o preço nas últimas duas semanas, para depois cortá-los “exclusivamente” durante a sexta-feira.

Alguns exemplos itens que costumam chamar a atenção por conta dos descontos:

E agora, para fechar com chave de ouro. Um aumento de quase 50% na câmera fotográfica Nikon, e um aumento de mais de 100% no Sony Playstation 3.

O gráfico é bem simples, mostra apenas o preço mínimo e o preço máximo, as médias não entram. De todo modo, vale ficar de olho.

Tudo em homenagem ao Papai Noel. Ou ao peru de feriado americano. Ou a algo que valha.


publicado em 23 de Novembro de 2012, 08:17
Eduardoamuri

Eduardo Amuri

Autor do livro Dinheiro Sem Medo. Se interessa por nossa relação com o dinheiro e busca entender como a inteligência financeira pode ser utilizada para transformar nossas vidas. Além dos projetos relacionados à finanças, cuida também da gestão dO lugar.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Sugestões de leitura