Leia mais de 20 textos sobre masculinidades no canal de Natura Homem no PdH.

Big Blog Exchange: 16 pessoas, 16 países, 16 vidas trocadas

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Advertisement
    130x50 jpg

Há alguns dias, recebi um e-ticket no meu e-mail e fui tomada por um frio na barriga. O destino era o aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Não que essa seja primeira vez que vou pisar em solo estrangeiro. Já morei fora e fiz uma volta ao mundo por 10 meses e 14 países, entre eles a própria França. Ainda assim, essa a viagem tem um certo gosto de desafio.

Dessa vez, ao invés de documentar minhas experiências em meu blog, vou escrever para um de outra pessoa, em um idioma que não é o meu, para um público que não me conhece, com a missão tentar inspirar alguém com a minha experiência. Nem que seja apenas uma pessoa.

kuala lumpur_360meridianos
Monumento em Kuala Lumpur

Acontece que o 360meridianos, blog de viagens que edito junto com dois amigos jornalistas, o Rafael Sette Câmara e a Luíza Antunes, foi selecionado para participar da primeira edição do Big Blog Exchange.

O projeto, organizado pela Hosteling International, prevê o intercâmbio de 16 blogueiros [clique em exchange list para ver a lista completa] que, por 10 dias, vão trocar de país, de blog e vida. A escolha dos 16 vencedores se deu em duas etapas. A primeira consistia em uma votação online onde os leitores poderiam eleger os favoritos. Ao final de um mês e meio, os 25 blogs mais votados de cada região do mundo se tornaram os finalistas, que passaram pelo crivo de um júri que avaliou o texto, o layout e a motivação de cada um dos inscritos.

Link Youtube

O 360meridianos começou com o objetivo de contar para amigos e família sobre nossa viagem de volta ao mundo e o tempo que moramos na Índia. Com o tempo, acabamos focados também em textos que incentivassem as pessoas a expandir seus horizontes, aprender e crescer com o mundo através da descoberta de novas culturas.

Quando vi a proposta do concurso, achei que tinha tudo a ver com o trabalho que fazemos e me inscrevi sem muitas pretensões. Com o apoio de amigos, leitores, familiares, pessoas que importunamos pedindo votos no Facebook e do Papo de Homem, que curtiu nossa proposta e nos ajudou a conseguir um número legal de votos, terminamos a primeira fase entre os quatro mais votados do continente e em 18˚ no ranking mundial. Nada mal para quem nunca pensou que ganharia um concurso de votos na internet, hein?

Link Vimeo

Dos blogs mais votados, saíram 14 dos vencedores. Os outros dois foram escolhidos entre todos que se inscreveram, com base apenas no conteúdo e motivação, para evitar que o concurso se tornasse apenas uma prova de popularidade.

Mas qual o objetivo de tudo isso? Fazer com que esses blogueiros – tenham eles um ou um milhão de leitores, falem sobre coisas grandes, como política, ou pequenas, como cupcakes – sejam impactados por uma experiência de imersão cultural e, através de seus relatos, informem e inspirem outras pessoas. Durante a viagem, a votação será reaberta e o público vai escolher o vencedor, que vai fazer parte do júri na próxima edição do concurso. No final, todos os participantes vão elaborar um “manifesto blogueiro” sobre a iniciativa.

Holi, o festival das cores na Índia
Holi, o festival das cores na Índia

Em um sorteio, ficou definido que nós vamos trocar de lugar com a francesa Claire, do The Green Geekette. No dia 07 de junho, eu embarco rumo à Paris para descobrir de quantas maneiras a França pode me inspirar. Além da capital francesa, vamos passar pelas cidades de Lyon, Carcassone e alguma praia que me permita aproveitar o finzinho da primavera europeia. No mesmo dia, Clarie chega ao Brasil para conhecer São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Bonito, e vai contar tudo – em inglês – lá no nosso blog.

Quem tiver achado a ideia bacana, pode acompanhar o projeto no 360meridianos, no The Green Geekette ou em algum dos outros 14 blogs vencedores.


publicado em 16 de Junho de 2013, 07:21
File

Natália Becattini

Natália Becattini é jornalista e uma das autoras do blog de viagens 360meridianos. Quando não está escrevendo, gosta de se aventurar por destinos exóticos e de descobrir as excelentes cervejas locais nos lugares por onde passa.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: