Quando eu estive em Tóquio, no Japão, duas coisas me surpreenderam demais. Uma delas foi descobrir porque eles dependem bem dos programas de energia nuclear. Ô país pra gostar de luzes! A outra foi me apaixonar de imediato pelos becos. Uma capital ultra moderna costura suas avenidas largas e chiques com um emaranhado de pequeninas ruas apinhadas de lojinhas, casas, portinholas, escadas para cima e escadas para baixo.

A “poluição visual” deve vir disso. É preciso chamar atenção para seu estabelecimento em meio a tantas opções, no meo de tanto ruído. São cores, letreiros, lâmpadas e luminárias, tudo apertadinho e todos convivendo.

É essa brincadeira toda que dá a Tóquio essa característica futurística e tradicional, essa pequeno paradoxo de estar à frente mesmo estando atrasado. A Neo-Tóquio do Akira não está tão distante da realidade.

E fotógrafo japonês Masashi Wakui consegue botar isso muito em evidência em suas fotos. Sabe encontrar os pedacinhos da cidade que remetem essa dualidade e beleza singular. Além disso, ele sabe trabalhar muito bem a iluminação local para colocar essa identidade futurista envelhecida nas imagens que registra.

Fica bonito demais.

Aproveitem cada pedacinho de beco que ele oferece e entra no site do cara que tem muito mais fotos por lá.

 

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna <a>Do Amor</a>. Tem dois livros publicados

Leia também  No SXSW nem o céu é o limite