Às vezes, olhamos para os avanços tecnológicos da humanidade e parece que, desde quando o homem não era mais que um primata feio e nômade até hoje, tivemos um acúmulo linear de conhecimento. Desenvolvemos a tecnologia, documentamos, passamos adiante...
Ou, que como somos tão avançados, é fácil de se compreender o que os humanos primitivos não tão espertos quanto nós eram capazes de levantar suas construções e fazer suas coisas.
Mas, como em quase tudo nessa vida, não é tão simples assim.
Nós, humanos, graças à nossa crença de que somos a versão definitiva da espécie e que tudo vai permanecer como está, raramente levamos em consideração guerras e catástrofes no nosso futuro. Assim, por uma ingenuidade de achar que não precisamos documentar o que todo munda, ou pelo massacre e limpeza histórica de um povo opressor, acabamos por ver desaparecer muitas técnicas e tecnologias ao longo da história. Maias, Astecas, Incas, Egípcios, Persas, são só alguns exemplos de povos que atingiram avanços extraordinários em várias áreas e que, hoje, fazem a gente coçar a cabeça tentando entender.
Uma dessas técnicas que lentamente vem desaparecendo é a de encaixe em madeira à moda japonesa, principalmente pelo fato de que esses conhecimentos são guardados como segredos de família e das diferentes guildas de carpinteiros no Japão.
Um cara vem usando sua paixão pela marcenaria do Japão e sua habilidade com o Autodesk Fusion360 pra catalogar os diferentes tipos de encaixe por meio de gifs animados em uma conta de Twitter. Coisas dessa nossa época.
Olha só algumas:
梨くずしの逆組み継ぎ Nashi-kuzushi-no-gyaku-kumitsugi pic.twitter.com/5T2EG0VGHm
— The Joinery (@TheJoinery_jp) January 4, 2017
包み蟻掛け仕口 Tsutsumi-ari-gake-shikuchi pic.twitter.com/Z5eDoVf8Vf
— The Joinery (@TheJoinery_jp) December 11, 2016
十文字股欠き蟻差し仕口 Jumonji-matakaki-ari-sashi-shikuchi pic.twitter.com/qGyCAb9FOt
— The Joinery (@TheJoinery_jp) November 26, 2016
通し違い枘差し枘鼻栓仕口 Toshi-chigai-hozo-sashi-hanasen-shikuchi pic.twitter.com/1ToumLNXMM
— The Joinery (@TheJoinery_jp) September 30, 2016
貝の口継ぎ Kai-no-kuchi-tsugi pic.twitter.com/dj9N8ZftqS
— The Joinery (@TheJoinery_jp) September 13, 2016
De qualquer jeito, é bem interessante ver o quão sofisticados e difíceis de entalhar são os diferentes encaixes. Eles são tão bem projetados que há, ainda de pé, construções com centenas de anos levantadas sem o uso de um prego sequer. É o caso do templo Kiyomizu-Dera, que tem mais de 380 anos e ainda está lá, firme e forte.
Esse vídeo dá uma boa demonstração de como esses encaixes funcionam no mundo real:
Se achou simples, talvez esse outro vídeo sacie sua sede por complexidade:
Aqui tem um documentário sobre o assunto:
Essas técnicas, apesar de fantásticas, vem caindo em desuso por serem bastante complexas e demandarem um alto nível de precisão e dedicação. Além disso, a praticidade das ferramentas de hoje também fazem com que elas sejam deixadas de lado.
Confesso que fico de queixo caído quando vejo as aplicações e durabilidade de técnicas como essas. Não é louco?
publicado em 30 de Janeiro de 2017, 20:09