Pegar um carro e dirigir é a minha forma favorita de viajar.
Ônibus são demorados e sempre carregam a chance de te
agraciar com um companheiro de viagem insuportável no banco ao lado. Trens não
são uma grande opção no Brasil e, para ser sincero, também tenho certo receio
de aviões. Mesmo assim, não é uma escolha por eliminação: gosto mesmo é de
constatar que, quando se pega uma estrada, há sempre aquele sentimento de
transformar a vida em road movie entre o acelerador e o caminho à nossa frente.
Já encarei estradas de terra e lama, curvas que não acabam
mais, algumas centenas de quilômetros com mais buracos do que pista e outros
perrengues comuns à malha viária do Brasil. Me considero razoavelmente
experiente, mas admito que, quando o Guilherme me mostrou o site Dangerous
Roads, bateu aquele friozinho na barriga. Com o
slogan “As mais espetaculares estradas do mundo”, o site reúne uma seleção de
fotos e comentários sobre trajetos lindíssimos repletos de abismos, baixa
visibilidade, curvas acentuadas e outros desafios.
Separei algumas das que mais me impressionaram para criar
essa lista.

Situada entre La Paz e Coroico, na Bolívia, a Carretera
de los Yungas já foi considerada a mais perigosa do mundo e recebeu o apelido
de Estrada da Morte. Com 69 quilômetros de trajeto a 4.650 metros de altitude,
a estrada chega a ter apenas três metros de largura em alguns pontos e não
possui qualquer proteção contra o desfiladeiro sempre ao lado. Ônibus e
caminhões trafegavam com frequência pela região, onde nevoeiro, chuvas e
deslizamentos de rochas também são comuns. Um novo trajeto foi construído e,
hoje, o caminho funciona apenas como atração turística – estimava-se que,
anualmente, 100 pessoas morriam vítimas dos perigos da estrada.

A turca D915 foi construída por soldados russos em 1916, e
chama atenção pelas subidas íngremes. Com pontos estreitos o suficiente para
permitir a passagem de apenas um carro, ela chega a subir de 1.712 metros acima
do nível do mar para 2.035m em apenas 5,1 km.

Escavado em pedra pelos moradores de uma vila próxima que
viva isolada, o túnel de Guoliang é espetacularmente irregular. Com cerca de um
quilômetro de extensão, ele tem cinco metros de altura, quatro de largura e,
supostamente, vira um sabão quando chove.

Para começo de conversa, a estrada Lysevegen, na Noruega, só
abre no verão – época em que o gelo permite. A estrada é repleta de curvas em
descida (nos últimos oito Km a altitude cai em 800 metros) e possui até um túnel
com curvatura estimada de 340º.

Como você faz uma estrada passar de 1.225 metros de altitude
para 2.758m em apenas de 21 km? Colocando 48 curvas fechadas e adotando uma
média de 7,60% graus de elevação durante o percurso. Essa é a receita do Passo
dello Stelvio, na Itália.

Localizado nos Andes, o Paso de Los Caracoles é um dos
trajetos fronteiriços entre Argentina e Chile. As curvas não são tão fechadas
quanto a do Stelvio, mas a paisagem é ainda mais impressionante.

Considerada a mais magnífica dos Alpes franceses, a estrada de Combe Laval foi escavada em rocha entre 1861 e 1898. Com subidas íngremes e visual
espetacular, é um dos caminhos preferidos para ciclistas e motociclistas em
busca de pegar estrada (um sujeito registrou uma voltinha de Harley por lá).
A estrada do distrito indiando de Kishtwar é usada por
montanhistas que pretendem escalar o Himalaia. A mais de 6 mil metros de
altitude, o precipício ganha outros inimigos, como tontura e dificuldade de
respirar.

Localizada no coração do Marrocos, a Gorges du Dadès é
espetacular: paredões de pedra, um ambiente desértico e a companhia de alguns
rios são alguns dos atrativos da estrada recomendada apenas para veículos 4×4.

Localizada no parque Tianmen, na China, a Tianmen Shan Big
Gate sobe de 200 para 1.300 metros acima do nível do mar em apenas 11
quilômetros. Ao final do trajeto, 999 degraus ainda esperam o motorista que
desejar conhecer a Porta do Céu – rocha naturalmente esculpida em arco que, muitos
acreditam, é a passagem entre os deus e o mundo dos mortais.

Construída por mineiros há mais de 140 anos na Nova
Zelândia, a Skippers Road é uma estrada montanhosa, estreita e sempre com muito
vendo ao redor. O ponto mais famoso é a ponte suspensa Skippers Bridge. Com 96
metros de comprimento e pendurada a 90 metros acima do rio que atravessa, a
ponte só permite um carro por vez: são 2,2 metros de largura.

Você já viu ou ouviu falar de ruas com calçamento de pedra,
certo? Pois o Van Zyl’s Pass, na Namíbia, oferece as pedras sem a regularidade do calçamento.
Em um trecho que se estende por quase 15 quilômetros, até mesmo os motoristas
de 4×4 mais experientes estão sujeitos a furar um pneu ou danificar o assoalho
do carro.

Você está lá, guiando o carro em uma aprazível viagem pela
costa da Noruega. De repente, o mar invade a pista. Sim, o MAR, e não é uma
tsunami. A Atlantic Road, que hoje recebe a alcunha de estrada mais perigosa do
mundo, possui oito pontes construídas sobre as pequenas ilhotas que servem de
caminho sobre o gelado mar norueguês. Quando a maré enche e o vento se avoluma,
é comum que a água invada a estrada – as tempestades não são estranhas à
região.
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