Parabéns a todos os envolvidos:
Rio tem 3º pior trânsito do mundo, diz estudo; SP fica em 7º lugar
[…] segundo um relatório da TomTom, empresa holandesa de tecnologia de transporte, liberado na semana passada e divulgado no Brasil ontem.
O estudo, que inclui 169 cidades do mundo, Rio e São Paulo são as únicas representantes brasileiras, classifica a capital fluminense como a terceira mais congestionada do mundo, atrás de Moscou e Istambul. São Paulo é a sétima pior.
Os dados são oriundos dos usuários de dispositivos GPS da TomTom que aceitam ceder informações de localização –de maneira anônima, garante a companhia. É a primeira vez que o Brasil faz parte do estudo (veja os relatórios em bit.ly/relatom ).
A empresa não divulga o número de aparelhos que foram usados para o estudo, mas libera que 1,1 bilhão de “corridas” compuseram os dados relacionados à capital paulista e 200 milhões os do Rio de Janeiro.
A base são as “principais vias” de cada metrópole. Compara-se a diferença entre a média de velocidade dos horários de pico (entre as 7h e as 11h e entre as 18h e as 22h) e a dos horários de trânsito livre.
Folha de S. Paulo, 13 de novembro de 2013.
Segundo o estudo da TomTom — que fez a organização por continentes –, nas Américas (as três juntas), o pior trânsito é o ro Rio de Janeiro. São Paulo fica em segundo e Vancouver, no Canadá, em terceiro.
Os piores trânsitos do mundo
No contexto global, a situação é essa:
1. Moscou
2. Istambul
3. Rio
4. Varsóvia
5. Palermo
6. Marselha
7. São Paulo
8. Roma
9. Paris
10. Estocolmo
São oito cidades europeias (pra nego não ficar pensando que lá é tão melhor que cá) e as duas tupiniquins, reflexo da falta se estrutura urbana (planejamento urbano) e transporte público bem ruins em ambas as cidades.
Outro fato a ser notado são os maiores picos de trânsito: de manhã, na segunda-feira e, a noite, na sexta-feira (isso para SP e Rio).
Só para você saber sobre o tempo gasto em suas viagens de ida e volta do trabalho, ainda da matéria publicada pela Folha:
Segundo dados de 2012 do IBGE, o paulistano gasta em média 46 minutos para ir ao trabalho, enquanto o carioca gasta 47 minutos. Em seguida estão Salvador (40 min), Belo Horizonte (36,7 min), Brasília (35,3 min), Curitiba (32,5 min), Fortaleza (31,6 min) e Porto Alegre (30 min).
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.