Diferentemente da nossa “querida” seleção de futebol, os times de vôlei do Brasil nunca nos desapontaram da mesma forma. Chegou a hora de mais um show de bola?
As 24 melhores seleções do mundo se pegam na Itália, de 25 de setembro a 10 de outubro. Este ano, a qualificação para o Campeonato Mundial de Voleibol Masculino bateu o recorde, tendo 214 inscrições.
O Brasil pertence ao grupo B, junto com Cuba, Espanha e Tunísia. Nosso time estreia contra a Tunísia que, a princípio, não apresentará muitos problemas. Mesmo assim não dá pra entrar de “nariz empinado” ou “salto alto”, já que o vôlei é um esporte muito dinâmico e requer muita concentração. Ou você acha que os atletas vão curtir a noitada antes dos jogos, feijoadas e churrascos nos almoços? Não… isso não acontece. Será que é por isso que são campeões de verdade?
Sob o comando o técnico Bernardinho, a seleção já é bicampeã mundial, com títulos nos mundiais da Argentina, em 2002, e do Japão, em 2006. Bernardinho se destaca nas quadras pelos gritos, esperneios e gestos engraçados, chegando até a se jogar no chão de tanta raiva. Recentemente ele torceu o pé em dos treinos da seleção e se recupera para não entrar de cadeira de rodas nos jogos do mundial. Se o Bernardinho fica louco durante os jogos, imagina como é o treino!
Brincadeiras à parte, Bernardinho é um excelente treinador. Grande parte do mérito das vitórias da seleção se deve a ele, sem dúvida. Sem contar que, quando sobra um tempinho dos treinos, o líder dá palestras motivacionais por todo o país.
Mais informações sobre o campeonato, os grupos e as datas dos jogos podem ser encontradas na Wikipedia ou no site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol.
Ah, e se você acha que vôlei é jogo de mulherzinha, toma essa:
Vamos, Brasil!
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.