Eu já quebrei um braço e um tornozelo andando se skate. Nunca fui dos melhores, mas já dei meus pulos por aí. Mais que andar, eu gostava de acompanhar os lances de skate pelo mundo. Comprava VHS de skate, pirava na molecada pelo mundo fazendo coisas bem fodas nas ruas de suas cidades, tudo isso regado a muito hardcore.

Me lembro bem de ter feito, em uma feira de ciências do colégio, uma exposição sobre os X-Games, um baita campeonato de esportes radicais. E foi bem no ano em que o Tony Hawk, um dos maiores e melhores skatistas de todos os tempos, deu a manobra dos 900º, basicamente dando duas voltas e meia numa rampa. Foi uma coisa de louco, a gente exibia o vídeo milhares de vezes e o nosso stand enchia mais e mais de gente querendo ver o grande feito.

Link YouTube | A catarse pura. Todo mundo torcendo pela manobra, até os adversários do Hawk

Em 2004, foi a vez do Sandro Dias, o Mineirinho, ser o terceiro a realizar a manobra, primeiro entre os brasileiros. Depois dessa febre, vieram as competições de megarrampa, uma estrutura com queda de absurdos 12 metros. Essa modalidade foi praticamente dominada pelo brasileiro Bob Burnquist, que já venceu algumas vezes a competição.

Foi numa dessas megarrampas que o fedelho Tom Schaar, de 12 aninhos, foi o primeiro skatista nessa idade a realizar a manobra de 1080º, ou seja, o garoto deu três voltas completinhas com o skate no pé e ainda saiu andando, de boinha.

Link YouTube | Só foi uma pena não ter sido feito com aquela multidão pirando, como no primeiro vídeo

“Ah…”, você vai dizer. “Mas o moleque fez isso na megarrampa, pegou muito mais velocidade, quero ver fazer isso na rampa tradicional, daquelas que o Mineirinho e o Hawk fizeram história”.

Leia também  Amor, Uber e empreendedorismo | Melhores comentários da semana

E aí chega a minha vez de dizer: “amigo lenhador e ciumento, que corta longas árvores pra fazer rampas de skate, ele só tem 12 anos”.

12 anos!

Puto.

Jader Pires

É escritor e colunista do Papo de Homem. Escreve, a cada quinze dias, a coluna <a>Do Amor</a>. Tem dois livros publicados