Pra variar estou aqui mais uma vez pra falar de shows que bandas “estranhas e desconhecidas” farão no Brasil. Já falei do Rush, que veio ao Brasil em outubro de 2010, e do Yes, que vimos em novembro. Agora é a vez do Jethro Tull (ou pelo menos parte dele).
Segundo a definição da Wikipedia:
“Jethro Tull é uma banda de rock, formada em Blackpool (Inglaterra), em 1967. Sua música é caracterizada pelas letras, o estilo vocal cheio de maneirismos e o trabalho único na flauta de ser líder Ian Anderson, além de uma complexa e pouco usual construção musical.”
Essa história de “trabalho único na flauta” faz parecer que, às vezes, quando você ouve alguma música dessa banda, você está sendo transportado diretamente para a Idade Média, dentro de uma festa folclórica dentro de alguma floresta da Inglaterra. Bem ao estilo dos filmes de fantasia. Veja um exemplo abaixo:
Link YouTube | Festa na floresta ou um concerto de rock?
A composição da banda sempre foi bem flutuante. Entre entradas e saídas de baixistas, guitarristas e tecladistas, o vocalista Ian Anderson e o guitarrista Martin Barre são os únicos que entraram no início da banda e permanecem até hoje (Martin Barre entrou pouco após a banda iniciar suas atividades). Por conta disso, são considerados os líderes da banda e, por isso, são os maiores responsáveis pela sonoridade das músicas.
A química entre esses dois músicos é realmente bem interessante. Eles conseguem compor músicas com peso de rock e erudição ao estilo de música clássica. Separados, eles tem estilos próprios mais bem definidos. Se você ouvir os discos solos de cada um vai entender o que quero dizer.
Algumas músicas da banda tem forte crítica social, como “Aqualung”, que a tira do rótulo de bandas de rock com músicas vazias. Provavelmente você já deve ter escutado essa música antes, pois ela é o maior sucesso da banda.
Link YouTube | “Sentado em um banco no parque, olhando, com segundas intenções, as garotinhas…”
O show vai acontecer em São Paulo. Não será com o Jethro Tull, mas Ian Anderson. É uma linha de shows paralelos que o Ian está fazendo em um formato acústico e mais instrumental, com músicos convidados, tocando músicas da banda e de seu projeto solo. Vale a pena da mesma forma.
Data: 14 de maio de 2011
Onde: Credicard Hall – São Paulo
Ingressos à venda online aqui.
Já comprou seu ingresso? Eu já!
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.