Nesse fim de semana fui conhecer o Projetos de Garagem, produzido pela Inesplorato e pela IdeaFixa. No começo deste ano eles lançaram um concurso pedindo para que as pessoas enviassem seus projetos pessoais.

Aqueles que fazemos com gosto, que nos fazem esquecer todo o cansaço do dia e gastar com muito empenho as poucas horas de sono e lazer que nos restam.

O saldo: 500 projetos inscritos e 9 selecionados. Desses, 3 me chamaram a atenção.

1. Deu Trabalho

Ralamos na faculdade, no mestrado, na pós, no curso de extensão. Fazemos um trabalho de conclusão foda pra depois… deixá-lo esquecido em alguma prateleira. Muitos aqui já passaram por isso.

O Eduardo Cuducos se incomodava com isso e, como pesquisador, achava um desperdício toda essa história. Construiu uma rede social (www.deutrabalho.com.br) para o compartilhamento, avaliação e compartilhamento dessa informação que fica presa nas bibliotecas desse Brasil.

2. De Propósito

Poesia 3D: JT | Foto: Kenny.

A Patrícia apresentou um projeto de poesia visual (www.deproposito.tumblr.com), defendendo um movimento de retomada da sensibilidade: sair da nossa área de conforto, sentir palavras, materiais, texturas, e deixar essa tecnologia toda de lado por um tempo. Juntando arte, design e editorial, ela apresentou peças de arte acessíveis a todos, replicáveis – com poemas que conversam com as formas e conceitos. Palavra viva, literatura interativa.

Cada convidado ganhou um objeto. Um deles era o cubo mágico com o poema “Quadrilha”, de Carlos Drumond de Andrade. Brincando com o cubo, você interage com a poesia. Algo tão simples, tão bonito que, como disseram por lá, desemboca na pergunta: por que não tem livro na cesta básica?

3. “Como eu eduquei meus filhos melhor que minhas patroas”

Assista ao vídeo. Eu não preciso falar nada.

Leia também  Chão, chão!

Link Vimeo | História de Edilene

Tem grana sobrando?

Todos os projetos procuram pessoas ou empresas dispostas a investir. Sobrou dinheiro na conta, tem habilidades que possam ajudar a viabilizar, tem os contatos certos ou é herdeiro de um fortuna? Banca os caras aí: info@projetosdegaragem.com.

Verônica Gunther

Sofre de Wanderlust agudo, e faz de tudo nessa vida pra continuar assim. Já trabalhou com moda, marketing, social media e agora acha que é redatora de UX (<a>oi?</a>). Viciada em psicologia da felicidade