O Portal Homem (www.portalhomem.com.br) veio “impávido que nem Muhammad Ali”. Veio e a gente viu.
Nos últimos dias, o grande projeto criado em parceria PapodeHomem e Natura deu as caras por aqui de várias maneiras: o Guilherme apresentou o nosso rebento, o Gustavo Gitti dissecou a linha editorial que vamos seguir e, na última semana, o Rodolfo “Orlando Magic” Viana botou na mesa as séries que desenvolvemos para a formação de homens melhores. Em pouco tempo, vimos o nosso pequeno criar cabeça, músculos e pensamento próprio, fato que nos enche de orgulho.
E agora, é deixar o garoto andar com as próprias pernas, desenvolver cada vez mais a sua identidade e se transformar em um grande homem de respeito, com todas as suas qualidades e defeitos. Por que não?
Claro que essa liberdade é assistida e compartilhada. Para o bom andamento do portal, temos um cotidiano interessante de pensamento, pesquisa e execução de todos os movimentos dados durante a semana. Vagamos pelo mundo a procura de histórias e reflexões interessantes, que a gente bate e amacia. Desenvolverei.
O dia a dia
Tudo começa com uma boa reunião de pauta. Sentamos para mostrar os assuntos que nos chamaram a atenção e começamos a fazer o filtro do que é mais interessante para o portal. Nessa parte, entram os quesitos da linha editorial que estamos seguindo, qual a relevância para a boa formação de um homem e o tanto que a pauta pode agregar para o crescimento individual e coletivo.
Fechadas as pautas mais relevantes, entram as experiências pessoais: quem poderia falar, do modo mais interessante possível, sobre cada assunto. Quem é mais a cara da reflexão? Quem entende mais disso ou daquilo? Somos pessoas diferentes com formações e vivências distintas. Isso proporciona visões diferentes para um mesmo dizer.
Não que isso seja a regra. Descobrimos, muitas vezes, que o editor “menos apto” a falar de determinado assunto pode escrever melhor a pauta, pois está sem amarras e caminhos definidos. Estar em uma estrada sem saber onde vai dar muitas vezes define melhor o destino final.
Daqui pra frente, é sangue, suor e forró. Cada editor tem a nobre tarefa de criar o melhor post de todos os tempos, com a melhor das intenções, seja ela qual for. Pesquisas sobre o assunto, reflexões pessoais em cima do que está sendo tratado, organização das ideias e foco na identidade do portal, na linha editorial traçada e, principalmente, na formação geral do homem contemporâneo.
Terminada a edição do texto, vem a “curadoria” das imagens e vídeos que ilustrarão o post. Estamos começando a desenvolver, além das imagens que pinçamos por aí, a produção de fotos próprias, como a montagem que fizemos para o post que contou da compra da Motorola pelo Google, há duas semanas. Enquanto seria muito cômodo e frio inserir a imagem de um celular qualquer, em qualquer mão, passamos boas horas tentando bolar algo mais chamativo e diferente.
O mote surgiu da ideia do texto, que descreve quem ganha e quem perde na tal compra. Surgirá, dentro em breve, uma boa briga entre o novo aparelho Morotola/Google com o gigante iPhone, da Apple. Briga, luta, lutadores, ringue. Ringue? Para uma luta entre telefonias e tecnologias? Exato.
Uma caixa, um rolo de barbante, lápis e fita adesiva. Voilà. Temos a luta do século.
Com tudo isso em mãos, fazemos o Portal Homem crescer. E crescemos juntos – nós e vocês.
Os artigos da semana
Mundos distantes, tempos que não voltam mais, crescimento pessoal e descobertas interessantes que estavam o tempo todo na nossa cara. Foi assim a última semana do Portal Homem.
- Fora da bolha #2: o seu dentista mima você – Na Índia, há dentistas que atendem na rua, sentados na calçada com seus instrumentos expostos a céu aberto. Eles trocam próteses e arrancam dentes sem maiores preocupações. E você aí, reclamando das pontadinhas que ardem quando o teu dentista faz aquela limpeza marota.
- Uma garrafa de plástico e “faça-se a luz” – Uma garrafa pet, devidamente preenchida de água e acoplada em um telhado, refrata os raios de sol e espalha, em um cômodo escuro, cerca de 55 watts de luz. É sustentabilidade e economia dentro de uma puta ideia simples.
- O amor cabia em uma fita cassete – Saudosismo e romance. Um amor não apresentado, perdido e a lembrança das mixtapes que fazíamos em homenagem a ele. Uma grande leitura sobre um assunto que fez o que somos hoje.
Portal Homem no seu e-mail
Agora é possível se cadastrar no feed do Portal Homem. É só clicar aqui.
Na próxima semana traremos mais novidades sobre o Portal Homem. Esperamos de coração aberto que vocês nos ajudem a fazer um portal bacana e que continuem criticando, sugerindo mudanças, apontando onde podemos melhorar etc. Até o próximo post!
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.