Noite de sábado. whisky no copo, seguido de pedras de gelo, que aos poucos derretiam. Phil Collins tocando em volume baixo, mas suficiente para a conversa fluir. Sim, música faz a conversa fluir, e digo mais, música direciona a conversa.
E foi dividindo aquela garrafa de whisky, em meio a essa cena toda, que o sábio resolveu falar.
Sim, um sábio resolveu falar. Como de costume, me preparei para absorver as informações, só não fazia a mínima idéia do que ele contaria me faria pensar durante todo esse tempo e que eu acabaria aqui, contando para vocês..
Os três elementos em jogo são: o seu tempo, a sua saúde e o seu dinheiro.
A vida é engraçada. Ela vai te dar esses três elementos ao longo dela, mas nunca os três ao mesmo tempo.
Quando você nasce, ainda não conhece nada por aqui e é com todo o cuidado paparicado pelos seus pais e por todos aqueles que te rodeiam, você é cheio de saúde. Esbanja saúde. Pra falar a verdade, é pura saúde. Um recém nascido, uma criança explodindo de vitalidade.
E tem todo o tempo do mundo para fazer o que bem entender. Deve ser por isso que fazemos tanta arte quando somos pequenos: o ócio. Tem saúde, tem tempo, mas aqui vem a má notícia… não tem dinheiro.
Aí você cresce e quando vê, já está na adolescência ou até mesmo em uma fase mais avançada, mas de qualquer forma, continua jovem. Começa a desejar aquele perfume caro, aquele celular, aquela grana extra pra comprar um presente para a namorada.
É um praticante de esporte, porque ainda tem saúde a beça. Coça o saco, porque o ócio ainda existe. Mas e cadê o dinheiro? Bom, nessa fase você também não tem dinheiro. Tem saúde, tempo mas não tem o bendito dinheiro.
O tempo, meu caro leitor, o tempo…
O tempo passa, você entra numa faculdade, entra no curso do teu interesse e saí de lá formado. Vai procurar emprego, encontra aos poucos aquele que te agrada. Junto com o emprego as responsabilidades chegam também, e, pode relaxar, elas só aumentam.
É, meu velho, você agora está na fase adulta da vida. A boa notícia é que ainda tem saúde, e no máximo aquela barriga de chopp, não é? Já tem aquele seu dinheiro, porque afinal, agora trabalha e ganha pelo próprio suor. Mas como nem tudo são flores, cadê o seu tempo? É isso mesmo. Agora você tem saúde, algum dinheiro mas não tem tempo para aproveitar sua saúde e seu dinheiro como gostaria.
Finalmente a vida passou, você ralou muito, deu duro mesmo e a velhice chega. É, agora você é alguém de idade. Veja pelo lado bom, pode passar na frente dos outros em filas (ou não). Mas enfim, agora você tem o dinheiro que guardou durante todos esses anos, tem tempo de sobra para fazer o que quiser, ou seja, tudo perfeito, certo? É, seria se você tivesse agora, nessa altura do campeonato, a sua saúde. Coisa que você não tem mais.
Agora que leu tudo isso, que tal começar indo em busca do equilíbrio na sua própria vida? Eu vou atrás do meu.
Ah, e quanto ao sábio… ele é o meu pai.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.