Ultimamente tenho feito coisas que jamais me imaginaria fazendo há uns 8 anos, como sair de casa sem ter ideia de onde fica o lugar que estou indo, ou viajar para alguma cidade sem roteiro definido, mapa ou dicas.
Qualquer pessoa que tenha um smartphone com 3G e saiba operar o Google Maps e o Foursquare também consegue fazer isso.
Montamos uma lista de aplicativos matadores para quem quer desbravar cidades.
São aplicativos que você pode usar tanto quando está conhecendo um novo lugar como no dia a dia na sua cidade.
Galileo
Um dos maiores perrengues que você pode passar usando o Google Maps é a internet cair no meio da navegação e você ficar completamente perdido sem saber pra onde ir.
O Galileo é especialmente útil para quem já passou por esse tipo de problema, viaja para o exterior e fica sem internet ou para quem tem plano de dados limitado.
Funciona como um Google Maps mas que armazena as informações que você visualizou possibilitando usá-lo offline, inclusive a função GPS.
Basta conectar-se a uma rede wi-fi, abrir o mapa da região que vai explorar, traçar a rota e pronto. O Galileo deixa tudo armazenado.
Waze
Há algum tempo parei de ouvir rádio de trânsito. A sensação era a mesma de assistir telejornal, mas ao invés de ouvir desgraças e tragédias do mundo, ouvia desgraças e tragédias do trânsito. Isso me angustiava e deixava a sensação de que nunca chegaria ao meu destino. E pior, não havia nada que eu pudesse fazer a não ser ficar preso no congestionamento.
O Waze funciona como uma destas rádios, mas é muito mais prático e objetivo. É um “Social GPS”, alimentado pelos usuários.
Só de rodar com o aplicativo aberto você já compartilha a velocidade média das vias que está percorrendo. Assim, o aplicativo consegue compartilhar com os outros quais as melhores rotas para seguir.
Ele avisa em tempo real se há vias interditadas, acidentes, blitz e congestionamentos.
Você já parou para calcular se vale mais a pena fazer o caminho mais longo sem trânsito ou o caminho mais curto pegando um pouco de congestionamento? O Waze dá essa resposta baseado na informação que os usuários alimentam.
Indispensável para quem mora em cidades grandes e pega congestionamentos frequentes.
Moovit
É a versão do Waze para o transporte público.
Ele diz quais são as possíveis maneiras de ir do ponto A ao B usando ônibus/metrôs/bondes/trens e indicando os horários de cada um. Até então, nada de mais. O grande lance é que o Moovit diz em tempo real onde seu transporte está. Baseado nas informações que as pessoas estão alimentado, calcula o tempo estimado de chegada e diz se ele está muito cheio.
Este aplicativo ainda não é muito popular nas cidades brasileiras a ponto de dar informações precisas, como o Waze já é capaz. Mas se você usa transporte público, é uma boa instalá-lo para ajudar a alimentar a base de dados e torná-lo cada vez melhor.
Quem sabe em alguns meses ele já está economizando algumas horas do seu dia?
Banjo
Quantas vezes você foi a algum lugar e depois descobriu que um grande amigo estava lá por perto mas vocês desencontraram? Ou o contrário, acabou saindo e encontrou alguém que não gostaria? Bem, o Banjo ajuda com isso.
Mapeando as redes sociais de cada usuário, ele diz quem são os amigos ou amigos deles que estão próximos a você e o que estão fazendo.
Ele também consegue visualizar outras cidades de seu interesse. A vantagem é que você não precisa stalkear todas as pessoas de todas as suas redes pessoais para descobrir quem está por perto.
Highlight
É um aplicativo para “Speed Networking” baseado em geolocalização. Em outras palavras: ele diz quem são as pessoas que você gostaria de conhecer e estão próximas neste momento.
A diferença para o Banjo é que o Highlight indica pessoas que tenham algo em comum – mesma faculdade, amigos em comum, interesses e por aí vai – e encoraja iniciarem uma conversa.
Todo novo contato indicado pelo aplicativo tem alguma justificativa. Portanto, acaba ficando mais fácil começar uma conversa.
Ao contrário do que pode parecer, o Highlight não é só uma rede social para quem está procurando sacanagem. No review de alguns usuários parece que ele é realmente útil para construir networking e conhecer pessoas relevantes.
Local Mind
Final de semana passado estávamos eu e minha namorada indo a uma festa. Saindo de casa, um amigo me liga:
“A fila pra entrar está dando a volta no quarteirão. Vamos para outro lugar.”
Essa dica valiosa me economizou um táxi de ida, outro de volta e um pouco da minha paciência.
Mas nem sempre temos um amigo no lugar que queremos ir para cantar a bola se a festa está boa ou não. E acabamos perdendo a viagem.
O Local Mind faz esse papel de encontrar pelas redes sociais alguém que esteja na balada, restaurante ou show que você pretende ir e o permite mandar mensagem e saber o que está rolando.
* * *
Alguns destes aplicativos já me salvaram a vida em momentos bem oportunos.
E vocês, quais usam para se movimentar melhor pela cidade?
Mecenas: #DesafioUrbano Samsung e MINI
A Samsung fez uma gincana de gente grande.
Uma grande caça ao tesouro, onde o playground era a cidade de São Paulo, o meio de locomoção era um MINI e a única ferramenta que você tinha era um Galaxy SIII mini.
Em cada lugar da cidade de São Paulo haviam pistas que te levavam para outras pistas até que você chegasse ao destino final. Passamos pelo mercado municipal, um karaokê perdido na Liberdade, pela feira de antiguidades da Benedito Calixto e até por um sebo perdido no centrão de São Paulo.
Instalando meia dúzia de aplicativos no Galaxy SIII conseguimos desbancar as outras equipes e faturar o segundo lugar da competição. Foi por pouco que não ganhamos o primeiro lugar e faturamos um MINI One, o prêmio para o vencedor.
Conheça mais sobre novo Galaxy SIII Mini e o #DesafioUrbano.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.