Caros amigos e leitores, dei o primeiro passo para uma das maiores aventuras da vida: Fiquei noivo!

Com uma leve inspiração no texto do Felipe Ramos – levei minha então namorada para Gramado-RS aluguei um Audi Q3, encontrei a paisagem dos sonhos e, com o anel perfeito, fiz o grande pedido. E ela disse sim!

Passeamos o dia todo por belas cidades e, tirando o enorme sorriso da minha noiva, o que mais me chamou a atenção foi o sistema start-stop do carro. Ao parar em um semáforo o motor desliga, como se o carro tivesse morrido, ao soltar o freio ele religa e tudo volta ao normal. No começo, é meio diferente e até estranho, porém, parece uma excelente ideia economizar gasolina – ainda mais em Gramado onde ela custa mais de 5 reais o litro.

Já disse que não sei disfarçar nas fotos, né?

Para você que gosta de economia e novas tecnologias, hoje vou explicar sobre os novos automóveis que começam a ganhar espaço no mercado: Os elétricos, híbridos e, finalmente, híbridos plug-in.

Só no último Salão do Automóvel 2018 tivemos 3 lançamentos deste nicho de mercado. O principal motivo para a chegada dessas novidades foi a assinatura da Rota 2030 – um conjunto de leis e incentivos governamentais. Com ela veículos elétricos terão a alíquota de IPI reduzida de 25 para 7% nos elétricos e entre 7 e 20% nos híbridos. Porém, como toda novidade ela gera curiosidade e dúvidas.

Vamos conhecer por partes cada um deles.

Carros elétricos

Os elétricos geralmente tem visual futurista como o Zoe

Basicamente, é um veículo que usa um motor elétrico alimentado por baterias para se locomover. Porém, esqueça a moto da Barbie ou então os carrinhos de golfe.

Atualmente, os carros elétricos estão mais modernos do que nunca. As principais características são o absoluto silêncio e entrega de torque imediata do propulsor. Em termos mais básicos, o acelerador funciona parecido com um controle de volume com respostas imediatas. Porém, ao final da bateria é preciso conectar o veículo em uma tomada e aguardar sua recarga.

O novos controles eletrônicos usam até a energia das frenagens para recarregar as baterias. Sendo possível até dirigir sem precisar pisar no freio e aproveitando ao máximo a energia cinética.

As antigas baterias de chumbo deram lugar para modelos de íons de lítio mais eficientes e sem o efeito memória.

Muito dessa inovação se deu graças aos smartphones e sua “sede” por mais energia e recargas mais rápidas. Um exemplo de carro elétrico é o Nissan Leaf que tem autonomia máxima de 320 Km com propulsor de 150 cv de potência máxima.

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Carros híbridos

Prius é o híbrido mais difundido

Nesta categoria ocorre uma combinação de motores a combustão que já conhecemos com motores elétricos. São geralmente os veículos com maior autonomia, porém é preciso abastecer em postos de combustível tradicionais.

Em situações de baixa carga como na cidade é usado apenas o motor elétrico. Já para ultrapassagens ou ao pisar até o fundo no pedal a força dos dois motores é combinada. Além disso o motor a combustão também pode ser usado como um gerador para recarregar as baterias.

O Toyota Prius como exemplo combina um motor elétrico de 72 cv com outro 1,8 litro a gasolina de 98 cv de potência máxima. Sua autonomia pode ultrapassar os 600 Km dependendo do uso.

Carros híbridos plug-in

MINI Cooper S E Countryman ALL4 (taí um nome longo)

São automóveis muito similares aos híbridos tradicionais, sendo a diferença que estes podem ter as baterias recarregadas diretamente na rede elétrica.

Além de tomadas residenciais, é possível comprar carregadores rápidos – para maior velocidade além dos postos de abastecimento já localizados da rodovia Presidente Dutra em Curitiba e Paranaguá. O MINI da foto acima combina um motor 1,5 litro a gasolina com 136 cv de potência associado com um elétrico de 88 cv. Sua autonomia é estimada em 500 Km.

Elétricos e furiosos

O BMW i8 Tem até opção Roadster

Se engana quem pensa que carro com motor elétrico é sinônimo de carro pacato. Nos carros esportivos alguns modelos são sempre lembrados.

O Golf GTE o BWM i8, Porsche Panamera S Turbo E-Hybrid e principalmente o Tesla Model S – este último famoso por deixar esportivos consagrados para trás. Em sua versão mais potente ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos.

Extra motos

Depois de conhecer ao vivo em primeira mão a Harley Livewire agora a marca lançou um vídeo da nova moto. Para quem tinha dúvidas de como será o som acompanhe o vídeo abaixo.

Link Youtube

Finalizo o texto de hoje lembrando que a participação de vocês nos comentários é fundamental para esta coluna.

O texto de hoje surgiu da sugestão de leitores como o Anderson Lima, meu muito obrigado e até a próxima!

Lucas Rizzollo

Jornalista especializado em carros e motos. Nascido com gasolina nas veias e fanático pelo o assunto desde sempre. Quando não está lendo ou escrevendo joga Poker e também Futebol Americano. Você pode seguir no <a>Instagram</a>."