Jerry Seinfield costumava dizer em suas apresentações que o bartender é o melhor amigo do homem. E faz todo sentindo. Para cumprir essa função com sucesso é necessário ser mais do que um mero conhecedor de drinks. É preciso ter postura e, especialmente, interpretar o estado de espírito do cliente.
O bartender é, sim, o melhor amigo do homem. Merece nossos eterno respeito. E também um campeonato exclusivo, como o que está acontecendo em Nova Delhi, na Índia. Trata-se do World Class, uma iniciativa da Digaeo para escolher o melhor bartender do mundo.
O Papo de Homem, claro, está por aqui.
Cada competidor terá seis desafios. Serão indicados os três maiores pontuadores, sendo um das Américas, um da Ásia e outro da Europa e Oriente Médio.
As provas são do seguinte modo:
Asian Spice Market
Os competidores deverão visitar um mercado de especiarias e usar ingredientes comprados nele para criações originais. Serão julgados por Salvatore Calabrese, um dos maiores bartenders do Reino Unido.
Asian Food Pairing
Nesse desafio a proposta é criar um drink que harmonize com pratos da culinária asiática. O juiz será Daniel Estremadoyro, maior bartender da Argentina reconhecido mundialmente.
Cocktails Against The Clock
Grande guru da coquetelaria mundial, Dale DeGroff, julgará a performance dos bartenders se eles tivessem apenas seis minutos para fazer seis drinks. Aqui é preciso um mínimo de dois e um máximo de cinco receitas diferentes. Será avaliada, além da velocidade, a criatividade e originalidade das receitas.
Classic & Vintage Drinks with a Twist
Ueno Hidetsugu, o embaixador da coquetelaria japonesa, será encarregado de avaliar a criatividade dos bartenders em executar um cocktail clássico, um vintage e criar um twist que deve ser um mashup dos dois.
Cocktail Theatre & Stars
Peter Dorelli, um dos mais influentes bartenders do mundo e ex-reitor da United Kingdom Bartenders Guild, julgará a criatividade dos participantes para criar um drink inspirado em personagens do cinema e suas divas.
Gentleman Drinks and Fancy Tipples
Um dos maiores expoentes da coquetelaria mundial, Gary Regan, julgará os compeditores na criação de um drink com inspiração clássica e outro cujas origens remetam à fantasia, vindos de contos de fada e outras coisas kitty.
Para saber mais sobre o World Class Diageo fique ligado na Fan Page do Dr. Drinks. E na página do evento estão rolando desafios maneiros com os leitores onde você pode dar nomes aos drinks preparados. Além disso, na legenda das fotos há os ingredientes utilizados pelos bartenders.
Amanhã trago mais novidades sobre o World Class.
Agora eu vou beber, digo, trabalhar.
Update
Vídeo do primeiro dia de World Class e papo com Fabrício Marques e Talita Simões, embaixadores brasileiros no evento.
World Class from Dr. Drinks on Vimeo.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.