O grupo de humor Monty Python tem algumas semelhanças-chave com a maior banda do mundo, os Beatles.

  • São ingleses;
  • Fizeram sucesso há várias décadas, embora ainda sejam imensamente populares hoje;
  • São literalmente a maior influência em suas áreas.

Os Python são os os Beatles da comédia, influenciando enorme parte dos programas de humor que vieram depois.

De Saturday Night Live a Casseta & Planeta, de Simpsons a South Park, quase todo humor escrito em grupo vai buscar algum tipo de inspiração nesses seis gênios britânicos.

Atrás: Graham Chapman, Eric Idle, Terry Gillian; na frente: Terry Jones, John Cleese, Michael Palin

Diversos dicionários de língua inglesa incluem a palavra “Pythonesque” – se inventam uma palavra para descrever o seu tipo de humor, pode ter certeza que ele virou referência mesmo.

Aliás, a palavra spam, que você certamente conhece, se deve a um dos mais famosos quadros (esquetes) do programa de TV que eles fizeram por 4 anos, o Monty Python’s Flying Circus.

Se você fizer uma busca no Google por “Monty Python Papodehomem”, verá que já citamos o grupo em muitos, muitos textos, sempre como se todos o conhecessem. Infelizmente, nem todos conhecem. Por isso faço aqui meu Top 5 com os melhores esquetes da série de TV. Assim, você conhecer o que todo mundo quer dizer quando fala do “famoso humor britânico”.

Mas, pra ser sincero… essa lista é ainda mais para quem já conhece os caras.

Os 5 quadros a seguir são os meus favoritos particulares, e, como já presenciei diversas vezes, eleger seus preferidos em uma conversa com outros fãs do grupo é receita certeira para uma discussão. Todo mundo bate o pé, por exemplo, quando digo não acho tanta graça em “A piada mais engraçada do mundo” e “Futebol de filósofos” – embora os considere geniais.

Fique à vontade para questionar minhas escolhas ali nos comentários, e principalmente para indicar links para os seus favoritos.

Top 5 melhores esquetes do Monty Python

2. Garfo sujo

Link YouTube | O humor do Flying Circus é marcado pela falta de “punchline” (aquela sacadinha final que arranca as maiores risadas), o que explica o final dessa esquete

8. Loja de queijo

Link YouTube | Repare como a “tensão” vai aumentando

17. Defesa pessoal contra frutas

Link YouTube | John Cleese em sua melhor forma (aliás, dos seis ele é claramente o meu favorito)

1. A esquete mais idiota que já fizemos

Link YouTube | Sem dúvida, uma das mais

42. Silly Walk

Link YouTube | Intraduzível. Icônica. Nonsense. 

1. Entrevista de emprego

Link YouTube | Outro grande momento do John Cleese

E agora para algo completamente diferente.

Fabio Bracht

Toca guitarra e bateria, respira música, já mochilou pela Europa, conhece todos os memes, idolatra Jack White. Segue sendo um aprendiz de cara legal.rnrn[<a>Facebook</a> | <a href="http://www.twitter.com/FabioBracht">Twitter</a>]"

Leia também  Como ter Papo Bom com as Mulheres