Veja a lista das instituições de ensino superior que podem ir para o vinagre pelo baixo rendimento de seus alunos no ENADE.
O MEC usa o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) como principal forma de avaliação do ensino superior (principalmente o ensino privado) do país. Mesmo sendo um exame envolto em polêmicas, os resultados da edição de 2009, divulgados esta semana, são preocupantes.
Somente 25 das 1793 instituições avaliadas receberam nota máxima. Destas, 14 são públicas.
Na outra ponta da tabela, 15 instituições de ensino estão com sua autonomia administrativa suspensa (não podem abrir novas vagas ou novos cursos sem a autorização do MEC) por causa dos resultados insatisfatórios persistentes nas últimas edições do ENADE. São elas:
Amazonas
- Centro Universitário Luterano de Manaus – Ceulm/Ulbra
- Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas – Ciesa
Distrito Federal
- Centro Universitário Euro-Americano – Unieuro
- Centro Universitário Planalto do Distrito Federal – Uniplan
Goiás
- Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste – Unidesc
Mato Grosso
- Centro Universitário Cândido Rondon – Unirondon
- Centro Universitário de Várzea Grande – Univag
Rio de Janeiro
- Universidade Iguaçu – UNIG
- Universidade Santa Úrsula – USU
- Centro Universitário da Cidade – UniverCidade
- Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos – MSB
São Paulo
- Universidade do Grande ABC – UniABC
- Universidade Ibirapuera – UNIb
- Centro Universitário Paulista do Norte – Unorp
- Centro Universitário Sant’Anna – Unisant’anna
“Eu estudo em uma delas. E agora?”
Bem, por enquanto, tudo se mantém como estava. Agora elas passarão por inspeções do MEC e podem ter suas atividades descredenciadas pelo MEC se os resultados continuarem insatisfatórios nos próximos anos. É importante ficar ligado caso você esteja fazendo ou já tenha feito seu vestibular para esse ano, ou se estiver pensando em participar do ProUni.
Mesmo que a instituição que você escolheu (ou está estudando atualmente) não esteja na lista negra acima, não se acomode. Verifique a nota da instituição nos últimos ENADEs. Abra o olho e escolha com cautela para evitar dores-de-cabeça posteriores.
Fonte: Guia do Estudante.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.