Antes de mais nada, é importante deixar claro as intenções desse post. Vamos além dos típicos artigos sobre relacionamentos, vamos na verdade caminhar para o entendimento no assunto comunicação entre homens e mulheres.
Quero fazer com que o leitor entenda os porquês da sua mulher falar tanto, por exemplo, e por outro lado, porque afinal a Papo de Homem tem sim leitoras, fazer com que elas a partir de agora entendam como funciona a mente de um homem e porque somos como somos, curtos e grossos.
Segue a situação típica
Bruno e Raquel estavam se preparando para ir a uma festa naquela noite. Raquel havia comprado naquela tarde um vestido novo que demorou para escolher na loja. Portanto, queria estar de acordo e bem atraente, então pegou dois sapatos, um dourado e o outro azul e lançou uma das perguntas que mais deixa um homem confuso:
– Querido, qual desses dois sapatos fica melhor com esse meu vestido novo?
Sem saber muito o que dizer e sabendo que estava encrencado, respondeu…
– Bom, não sei, qual você preferir.
– Como assim Bruno? Me diz, qual dos dois combina mais com esse meu vestido?
Arriscando um qualquer, pra ver se isso o livraria dessa situação toda…
– Hum… o dourado!
– O DOURADO? Ué, mas o que tem de errado com o azul? Você não gostou dele? Paguei caro nele e você não gostou?
Bom, aí não precisa de mais explicações de como ficou Bruno diante dessa situação toda. Cara de desânimo e pensando “se ela já escolheu, porque fica me pedindo opinião?”.
Calma, tem uma explicação
É vero, tem uma explicação. O que acontece nesses casos é que a mulher na verdade já decidiu com qual sapato vai na festa, já tem em mente qual combina mais com o tal vestido que ela passou a tarde inteira escolhendo na loja. Você pode questionar por que ela sequer te pergunta?
A resposta é que ao perguntar ela está tendo uma atitude tipicamente feminina: pensar alto. Ela está pensando alto e o que procura é somente uma confirmação daquilo que acabou de decidir.
Bem simples, não? Para os que continuam enrolados, um exemplo de como lidar com uma situação dessas.
Quando surgir a pergunta “qual sapato devo usar, dourado ou azul?”, NÃO RESPONDA. Ao invés de responder, pergunte de volta. A coisa fica mais ou menos assim.
– Hum, qual deles você escolheu?
A mulher, meio sem reação por ter sido pega de surpresa, vai provavelmente dizer qual deles ela estava pensando em usar.
– Bom, eu tava pensando em pegar o dourado.
– O dourado? Hum, porque o dourado?
– Ah, porque o cinto é dourado e o vestido tem uns detalhes dourados também.
E para acabar tudo bem, você, homem, diz que ela vai ficar maravilhosa e que a festa vai ser inesquecível. Mais simples do que você imaginava, não é?
Mas enfim, porque nós homens somos mais curtos na fala?
Nós evoluímos como caçadores e não como comunicadores. Os homens das cavernas ficavam calados enquanto caçavam, se comunicando somente entre sinais não verbais para não afastar as presas. O homem é programado para resolver problemas, tem um pensamento analítico.
Enquanto isso, a mulher fala porque gosta. A finalidade de uma conversa entre mulheres é a própria fala, elas querem falar, só isso. O homem entende essa falação como problemas e questões lógicas a serem resolvidas. Sua cabeça quase entra em parafusos com tanta informação.
É aí que os relacionamentos ficam mais difíceis. As mulheres têm a fala como prioridade, querem se expressar e serem escutadas. O homem não entende isso e temos como resposta brigas e discussões.
Colocando em números
As mulheres usam, em média, de 6 a 8 mil palavras por dia, contra de 2 a 4 mil palavras do homem. Fora os de 8 a 10 mil gestos das mulheres contra de 2 a 3 mil dos homens.
Homens são mais curtos, diretos, e caminham sempre para uma solução, enquanto as mulheres querem e sabem falar. Elas enrolam, dão voltas, voltam ao início e quando você acha que estão perto de uma conclusão, vê que ainda não estão nem ainda na metade.
Exageros a parte, e para fechar com chave de ouro, algumas frases que vão fazer você entender TUDO.
A questão é: pedir um omelete.
- Me faz um omelete.
- Dá pra me fazer um omelete?
- Faz um omelete pra mim, por favor?
- O que você acha de comermos um omelete?
- Ia ser legal a gente comer um omelete, né?
- Você quer um omelete?
1, 2 e 3 são pedidos feitos ao estilo masculino, e 4, 5 e 6 ao estilo feminino.
O que eles querem pedir é a mesma coisa, mas pedem sempre de maneira diferente. Porque um é homem e o outro é mulher. Sem machismo, nem nada do tipo, mas são sim diferentes. Cada um com suas vantagens e desvantagens, mas diferentes.
Essa matéria foi realizada se baseando nas explicações e exemplos do livro “Porque o homens fazem sexo e as mulheres fazem amor?“, de Allan Pease / Barbara Pease.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.