Pra deixar os dias das tchecas Michaela e Dominika ainda mais animados em sua passada por aqui, fui incumbido de continuar o “Guia PdH para Gringas Gostosas no Brasil” com sugestões do que temos de melhor e de mais popular oferecido nos balcões de bares e quiosques brasileiros.
No vídeo que subiram hoje, elas estão se deliciando em uma bela cervejaria de Praga. Como o local é também um museu, dá pra ver algumas imagens do processo tradicional de produção da cerveja tcheca:
Link YouTube | “Pivovar” é “cervejaria” em tcheco.
Já que elas pretendem passar dias descontraídos e relaxados em nosso país, beber pode ser uma excelente forma de socialização e descobrimento da cultura local enquanto desfilam por terras ensolaradas com seus biquininhos. Como elas não devem estar muito acostumadas a beber no solaço que nos brinda todo verão, também faço sugestões de bebidas não-alcoólicas com as quais podem se manter hidratadas e evitar a ressaca.
Busquei alternar entre bebidas populares e desconhecidas, dividindo a lista em 4 drinks para o dia em ambientes mais abertos e 4 para a noite em ambientes mais sofisticados. Ou não.
Drinks para o dia…
Espanhola
Versão brasileira da Sangria espanhola, é uma das batidas mais pedidas pelos quiosques de nosso litoral. De sabor levemente ácido e muito frutado, é ótimo pra abrir o apetite antes de mandar aquele queijo coalho ou porção de camarão.
- ½ copo de vinho tinto
- 1 rodela de abacaxi
- ½ laranja em cubos
- 3 colheres de sopa de creme de leite
- 2 colheres de açúcar
- Gelo
Bata os ingredientes em um liquidificador e sirva em um copo long drink. Decore com uma fatia de laranja ou uma casquinha de abacaxi. Sugerimos perguntar para um nativo qual o outro significado da palavra que dá nome ao coquetel.
Caipirinha
Drink nacional, símbolo cultural brasileiro. Admirada mundo afora, pode ser encontrada em quase todos os bares do Brasil. Seu sabor único é uma das melhores recordações que se leva daqui.
Pra fazer uma boa Caipirinha:
- Copo de 300mL
- Limão
- Cachaça
- Açúcar
- Gelo
- Mudler (socador)
Corte o limão ao meio verticalmente e tire a junção dos gomos, uma membrana branca muito azeda que pode acabar com seu drink. Faça alguns cortes na casca do limão para o suco fluir com mais facilidade. Ponha as duas metades do limão e duas colheres de sopa de açúcar no copo e macere bem com o mudler até que o suco do limão tenha dissolvido todo açúcar. Acrescente algumas pedras de gelo, complete o copo com cachaça e mexa com o utensílio que achar mais apropriado. Simples assim. Se preferir, aqui está a receita em vídeo.
Capeta
Hit das praias baianas que tomou de assalto todo litoral brasileiro, esse drink tem o poder de despertar uma energia ímpar para curtir uma baladinha a beira-mar. Seu sabor doce e complexo é um atrativo à parte nos momentos de contemplação sob camadas e mais camadas de protetor solar admirando os corpos seminus que desfilam pela areia.
Para endiabrar seu dia na praia:
- 1 oz (30mL) de vodka
- 3 oz (90mL) de leite condensado
- 1 colher sopa de canela em pó
- 1 colher chá de guaraná em pó
- 1 colher sopa de amendoim torrado moído
- Gelo
Coloque todos os ingredientes na coqueteleira e bata. Coe e sirva em copo long drink com bastante gelo.
Água de Coco
Um dos mais potentes hidratantes naturais, a água de coco é até 30% mais eficiente que a água para manter a carga necessária de sais minerais no corpo. Pedida perfeita para durante e depois de uma sessão de bebedeira. Procure por cocos não muito grandes, normalmente não tão doces quanto os menores.
Gele o coco o tanto quanto for possível. Corte uma das extremidades com uma faca de lâmina forte e introduza um canudo.
Drinks para a noite…
Brazilian Ricky
Feito com vodka de açaí, este drink é uma combinação borbulhante de frutas cítricas que proporciona uma experiência sensorial incrível com refrescantes sabores naturais. Ótimo para aliviar nossas tórridas noites de verão e conhecer o verdadeiro sabor da noite brasileira.
Receita Dr. Drinks:
- 1 oz (30mL) de vodka de açaí
- 1 fatia de limão
- 1 fatia de laranja
- Água tônica
- Gelo
Coloque a vodka de açaí e as frutas na coqueteleira e bata. Coe e sirva em copo long drink com bastante gelo e complete com a água tônica.
Brazilian Spirit
Vencedor do 1º concurso de cocktails à base de cachaça da Associação Brasileira de Bartender, em 2007, este martíni com sabor bem tropical tem um ótimo apelo visual. Perfeito para acompanhar os momentos de paquera na região do balcão de qualquer bar, proporciona sofisticação sem exagero.
Receita:
- 20 mL de cachaça
- 30 mL de suco de lima da Pérsia
- 20 mL de xarope de maçã verde
Bata os ingredientes em uma coqueteleira com bastante gelo e sirva coado em uma taça de martíni previamente gelada.
Estrela Carioca
Drink criado por André Cerqueira, do Musique Lounge (Rio de janeiro). Foi um dos finalistas do 2º Campeonato de Coquetéis à base de Cachaça promovido pela Associação Brasileira de Bartender.
Receita:
- Suco de uva verde
- Uma boa cachaça prata
- Folhas de hortelã
- Leite de coco (a receita original é com xarope de coco, mas como sei que é difícil de achar já testei uma variante do drink com leite de coco e ficou delicioso, porém não tão doce quanto o original)
Ponha gelo numa coqueteleira, adicione umas 7 folhas de hortelã e uma dose de cada um dos demais ingredientes e bata até gelar a coqueteleira. Coe na hora de servir na taça de martíni previamente gelada e decore com uma folhinha de hortelã. Eu já fiz essa receita em vídeo, lembram?
Suco de abacaxi com hortelã
Ótima opção não-alcoólica para refrescar durante a noite, este suco fica ainda mais delicioso quando misturado ao suco de meio limão. Bebida muito pedida em todo o Brasil.
Esqueci de um drink famoso em sua cidade?
Contribua aqui nos comentários com drinks específicos de sua região. Quem sabe as gringas não se interessam e invadem sua praia?
Como já dissemos, esse texto será versado para o inglês e constituirá um guia em PDF pronto para você enviar para aquela sua amiga que planeja visitar o Brasil.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.