Hoje mostrarei a vocês mais uma opção de exercícios “The Flash” que poderá fazer em qualquer lugar, onde os únicos gastos serão o oxigênio e as calorias indesejadas.
Pra quem adora dizer que não tem tempo de se exercitar porque tem que trabalhar e fazer faculdade à noite ou que faz inglês, cursinho, aula de bateria e não sobra grana pra bancar academia. Não tem mais desculpa!
Levando em consideração que você já vem fazendo os exercícios básicos ensinados no meu post de estreia, hoje apresentarei a vocês (em vídeo) 3 exercícios que, em conjunto, trabalharão tanto a parte cardiorrespiratória quanto a muscular.
Lembro a vocês que antes de iniciar os exercícios devem fazer os alongamentos e aquecimentos já mostrados aqui no Papo de Homem.
Link YouTube | Veja outros vídeos do Dr. Fitness
Primeiro exercício
Esse exercício tem como objetivo elevar a frequência cardíaca, trabalhar a estabilidade do abdômen, da lombar e usar a força das pernas. Afaste as mão com abertura um pouco maior que a dos ombros, mantenha as costas bem alinhadas e estáveis, contraindo o abdômen, vai alternando o movimento das pernas para frente e para trás.
Principais erros:
• Elevar muito o quadril durante o movimento;
• Não fazer a alternância completa das pernas, parando na metade do caminho;
Segundo exercício
Esse é um “plus” do Agachamento. Agachamento com Salto – Após realizar o agachamento, ao invés de voltar à posição inicial, realizar um salto vertical. Os principais músculos trabalhados nesse exercício são os da parte anterior e posterior da coxa e os glúteos. Se tiver a oportunidade de verificar sua freqüência cardíaca, observará que seu coração também trabalhará bastante.
*Se você estiver acima do peso e completamente fora de forma, não acredito ser muito seguro realizar o salto.
Dicas:
• Posicionar os dois braços à frente na hora do agachamento e os dois braços pra cima quando saltar ajuda na execução do movimento correto.
• Não precisa fazer rápido. O importante é o controle do movimento
Principais erros:
• Cuidado para não ultrapassar os joelhos da ponta dos pés no momento do agachamento;
• Manter os pés afastados e não deixar os joelhos “se fecharem” quando agachar;
• Com o cansaço, passar a saltar pra frente;
Terceiro exercício
Para finalizar a sequência do dia, a famosa Flexão de Braços. Sei que alguns leitores assíduos vão lembrar que já postei a flexão aqui, mas como é um exercício muito bom, já que trabalha o corpo como um todo e, o vídeo postado anteriormente não foi com a minha demonstração, achamos de bom tom eu demonstrar como se faz.
Principais erros:
• Não descer completamente (até quase beijar o chão);
• Descer só o quadril e manter o tórax em cima;
Quem ainda não estiver com o condicionamento em dia e não conseguir fazer a flexão completa, pode optar por fazer a flexão com o apoio dos joelhos ao invés dos pés. Assim que ficar fácil a execução com o apoio dos joelhos, mude o apoio para os pés.
Quanto fazer?
Essa questão é sempre um dilema quando a proposta do exercício visa um público muito heterogêneo. É importante cada um saber o seu limite, fazer um pouco de cada vez, e o mais importante é fazer sempre.
Acredito que iniciar com 1 série de 10 repetições cada exercício é um bom começo. Se achar fácil, faça mais uma série, depois outra. Quando atingir 3 séries de 10 repetições para cada exercício em forma de circuito (Ex1, Ex2, Ex3 – descanso – Ex1, Ex2, Ex3 – descanso – Ex1, Ex2, Ex3), comece a aumentar o número de repetições.
Desafio
Espero que vocês pratiquem bastante esses exercícios de hoje, porque meu próximo post será o primeiro exercício matador, animal, fuderoso que passarei pra vocês, e só quem estiver bem preparado fisicamente vai conseguir fazer.
Preparem-se!
Quem tiver alguma dúvida, deixe um comentário ou mande para drfitness@papodehomem.com.br
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.