Em tempos de Tropa de Elite 2, torna-se ainda mais relevante conhecer o homem por trás do personagem.
Os dois primeiros vídeos desse post são um papo antigo(dica do Pablo Fernandes), gravado para o documentário “Notícias de uma Guerra Particular“, quando Rodrigo Pimentel ainda fazia parte do BOPE.
Rodrigo Pimentel foi peça fundamental na construção do roteiro para Tropa de Elite, e é informalmente conhecido coomo o verdadeiro Capitão Nascimento – visto que foi a principal inspiração de Wagner Moura.
Parte I | “Eu sempre quis ser militar.”
Parte II | “A nossa guerra se tornou uma guerra particular. A sociedade está alheia a isso tudo. (…) ela não quer saber.”
Ainda que a imagem seja de baixa qualidade, a lucidez e eloquência de Pimentel se destacam. O vi palestrando no TEDx Sudeste esse ano e me tornei um admirador do cara. Ele defende que a “pacificação dos morros”, no sentido de invasão e matança, é uma tática falida da Polícia. Vale escutá-lo.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.