Os anos 70 foram loucos, já falaram aqui. No meio da efervescência política, musical, cinematográfica e futebolística brasileira surgiu um evento que seria, até hoje, o maior deslocamento de torcedores na história do futebol mundial pra assistir um jogo. No campeonato brasileiro de 76, 70 mil pessoas deixaram São Paulo ruma ao Rio, lotando o Maracanã na partida contra o Fluminense.

Pra vocês terem uma ideia, 70 mil pessoas é mais ou menos a população total de uma cidade como Ubatuba. Agora imagine a cidade inteira partindo no fim de semana, dentro dos seus carros, ônibus aviões, kombis e sabe deus como, indo de uma cidade pra outra na esperança de ver o Corinthians bater o time carioca na semifinal do brasileirão e, quem sabe, sair da fila de 22 anos sem título algum. Louco, né?

Diante de números tão impressionantes, “Os Fiéis”, curta dirigido por Danilo Solferini, conta a história fictícia de três amigos que podem dizer com orgulho: “eu estava lá”. O filme é uma mistura de memórias, relatos e registros dos personagens, e é maravilhoso ao particularizar histórias pessoais, pequenezas, pra falar do todo e de tudo. A tal da “fale da sua aldeia e estará falando do mundo”.

Sem mais delongas, o filme:

Link do Vimeo

Paulo Leierer

Escreve e dirige (tirou sua carta em 2003). É apaixonado por cinema desde que viu Esqueceram de Mim" e morre de vergonha de escrever em terceira pessoa."

Leia também  Esqueçam a gafe do Oscar: Moonlight ganhou melhor filme e tem muito pra te dizer