Situada na Rua Ipiranga, nº 716, da serrana Petrópolis, no Rio de Janeiro, a Casa dos Sete Erros – Casa Mal Assombrada ou, mais austero, Casa da Ipiranga – é uma singular obra de arte que atravessa a história, vindo diretamente do Brasil imperial até nós.
Construída em 1884 por Karl Spangenberg a mando de José Tavares Guerra, tem esse apelido devido aos “erros” existentes na arquitetura quando comparados os lados esquerdo e direito da fachada da casa. Qualquer observador nota de cara a estética assimétrica produzida propositalmente pelo idealizador da obra.
Repleta de detalhes impecáveis que vão de fora para dentro, do piso ao teto, conta, por exemplo, com jardins de Auguste Glaziou, lareira em mármore de Carrara e cocheira em estilo germânico. Mas a estética não para por aí: para além da sofisticação de cada peça, representa diversos símbolos maçônicos, alguns evidentes, outros que só mesmo os iniciados ou estudiosos saberão reconhecer.
Foi aberta ao público em 2006, abrigando o Centro Cultural Casa da Ipiranga, onde são realizados concertos, musicais, peças de teatro e workshops. E tem ainda um restaurante que funciona na antiga cocheira.
Andar pelos corredores, atravessar os salões, sentir o cheiro, admirar as pinturas no teto e os mais de 300 quadros de Carl Schaefer faz com que, com um pouco de imaginação e sensibilidade, sejamos levados através do tempo.
Estando em Petrópolis, não deixe de ir a este lugar incrível. Apesar dos dois apelidos sugestivos, não é atração de parque de diversões. Vá encontrar os sete acertos ao vivo.
Serviço:
Rua Ipiranga, 716 Centro Petrópolis – RJ
24 2231-8718 | casadaipiranga@yahoo.com.br
Aberta de quinta a terça, das 12 às 18h
Bordeaux Restaurante: todos os dias a partir das 12h.
Oferecimento: Vivo On
Para mais dicas imperdíveis, acesse o blog Vivo On.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.