É um clichê, mas de vez em quando vejo a reclamação de que a música no Brasil e no mundo está morta, que não há nada de qualidade sendo feito. Se hoje, é possível ter acesso a equipamento e produzir algo por conta de forma relativamente fácil, logo, essa é uma afirmação a se questionar.
Penso que não é o caso de termos pouca música de qualidade disponível, mas sim, de que não sabemos onde procurá-la. Hoje, os artistas fazem a sua própria produção, mas não tem veículos com alcance tão forte quanto uma grande TV, por exemplo, para fazer com que sua produção chegue até quem interessa: o público.
Por isso, preparei aqui uma pequena lista com alguns lugares onde costuma brotar boa música, para quem estiver interessado em procurar por novidade.
Popload Sessions
O Popload é um blog curado pelo Lúcio Ribeiro e traz uma seleção com vídeos produzidos pelas próprias bandas em uma sessão própria para isso. Além do som autoral de cada um, ele também pede um cover estiloso. É bom pra se manter atualizado no que está rolando no território nacional. Além disso, volta e meia pintam uns sons de fora.
Aqui vai o último, feito pelo Molho Negro, banda belenense.
E, como eu gosto bastante dessa versão, lá vai Negro Gato, cover de Roberto Carlos pelo Molho negro.
Monkey Sessions
Este é mantido pelo Monkey Buzz, um ótimo blog de música, que vale a pena acompanhar de um modo geral. As sessions deles costumam ser mais intimistas, bom pra conhecer aquele som aconchegante e suspirar de saudade.
Studio 62
O Studio 62 é um projeto que convida artistas a uma experiência minimalista dentro de uma sala de estúdio. Apenas o músico, a sala vazia e os microfones para colocar a música em evidência.
Tem alguns bem famosos pelo meio, mas você enc0ntra bastante coisa underground de qualidade também. Vale fuçar.
Tenement TV
Eu, particularmente, gosto muito desse. Eles são um canal que produz vídeos com artistas novos, de vários locais da Europa, especialmente do Reino Unido. Aqui uma das minhas favoritas, Kassidy.
La Blogothèque
O La Blogothèque disponibiliza o que talvez sejam os vídeos mais bonitos e intimistas da música na atualidade. E, hoje, eles têm as manhas de chamar até caras de renome, como R.E.M, Arcade Fire, Bon Iver, etc. E, no meio deles, estão nomes que têm grandes chances de se tornarem bastante relevantes em um tempo próximo.
Mahogany Sessions
Também produzem excelentes vídeos acústicos e intimistas, em locações variadas.
Black Cab Sessions
Eles conseguem colocar uma banda tocando (às vezes plugada) em um carro preto que sai andando pela cidade. Quer coisa mais foda que isso? Até o Jack White já foi dar uma volta com eles.
Eu sei que tem muito mais projetos como esses pipocando por aí, em especial no Brasil. Onde vocês procuram por música nova? Quais projetos têm acompanhado?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.