Fala pessoal! Estou novamente aqui no PapodeHomem para mostrar a vocês 25 dos principais carros do Salão do Automóvel 2010, que acaba domingo, dia 7 de novembro.
Como sei que há todo tipo de gosto por aqui, selecionei desde os básicos até mesmo os supercarros, passando por por SUVs e conversíveis. Para os que desejam ver mais, sugiro uma visita ao meu blog No Trânsito, onde estou fazendo uma cobertura completa.
ASTON MARTIN RAPIDE
O primeiro veículo quatro portas da marca foi lançado para competir com o Porsche Panamera, Bentley Continental GT Flying Spur e outros. É o meu favorito, mas na parte traseira é dificil de entrar e de sair. Acredito que a culpa seja do projeto do carro, pois ele foi criado mais com o intuito de entrar no mercado dos coupês quatro portas do que no conforto dos quatro passageiros.
FORD MUSTANG SHELBY GT500
A nova versão do Shelby GT500 conta com motor V8 5.4 Supercharged e 547 cv de potência. É desde os anos 60 um dos carros mais desejados pelos americanos e entusiastas de muscle cars. Infelizmente não virá para o Brasil pela Ford. A solução é comprá-lo por meio de importadoras independentes.
BENTLEY CONTINENTAL SUPERSPORTS
O supercarro Flex do Salão. Ele pode ser abastecido com gasolina ou etanol. É o mais veloz e mais potente Bentley já desenvolvido. Possui motor de 6.0 litros W12 bi-turbo com 621 cv de potência. Faz de 0-100 km/h em apenas 3.7 segundos e atinge velocidade máxima de 329 km/h.
Os freios de cerâmica e carbono usados no carro são os maiores e mais eficientes utilizados em um carro de produção até hoje. Como é um carro feito para ser esportivo, teve as tradicionais madeiras utilizadas nos veículos da marca substituidas por fibra de carbono.
PORSCHE 911 TURBO S CABRIOLET
É a versão mais potente do 911 Turbo. Possui 530 cv de potência, 30 a mais que o 911 Turbo. Esta versão é mais luxuosa e vem equipada de série com todos os componentes de alta tecnologia que são vendidos como opcionais no 911 Turbo. A aceleração de 0-100 km/h deste bólido conversível é de apenas 3.4 segundos. Opcionais deste carro tão completo são capota rígida e acabamento interno, ambos na mesma cor do veículo.
AUDI R8 SPYDER
A Audi trouxe ao Brasil a versão conversível do Audi R8 V10. O carro foi visto pela primeira vez durante as gravações do filme sendo pilotado pelo super-herói Tony Stark. O cantor Roberto Carlos não é super-herói mas também já garantiu o seu. A motorização é a mesma: um 5.2 litros V10 com 525 cv de potência.
AUDI A1
Uma das estrelas deste Salão, o veículo popular da marca custará a partir de R$ 90 mil reais. A partir do ano que vem eles infestarão as ruas do Brasil inteiro, assim como aconteceu com o MINI Cooper, seu concorrente. Segundo a Audi, o veículo possui toda tecnologia e qualidade que seus irmãos mais velhos.
Aposto que tem vários leitores aqui do PdH que já estão interessados. Será?
AUDI RS5
É a versão mais esportiva do Audi A5. São nas versões RS (RennSport) que a Audi deposita tudo o que há de melhor em tecnologia e performance, tornando estes carros verdadeiras máquinas corredoras. O RS5 concorre diretamente com o BMW M3 Coupê e possui 444 cv de potência.
LAND ROVER EVOQUE
Foi apresentado em 2008 como um carro conceito no Salão de Detroit. O sucesso foi tanto que a marca decidiu fabricá-lo e comercializá-lo em mais de 160 países. Apesar do estilo jovem e futurista, acaba agradando até mesmo os mais velhos. Já está em desenvolvimento uma versão quatro portas do modelo. Infelizmente só virá ao Brasil no final de 2011.
MERCEDES-BENZ SHOOTING BRAKE
Ainda é um carro conceito, mas foi um dos carros mais comentados pelo Salão do Automóvel. Foi inspirado no novo Mercedes-Benz CLS e é uma mistura de perua com coupê. De acordo com o CEO da marca, Jürgen Ziegler, são com estas características visuais que serão os próximos carros da Mercedes-Benz.
KOENIGSEGG CCXR E100 PLATINUSS SPECIAL
O superesportivo de 1100 cv de potência foi desenvolvido especialmente para a importadora Platinuss. O veículo é projetado para rodar com 100% de etanol. A aceleração dos 0-100 km/h é de apenas 2.9 segundos e o veículo ainda pode atingir os 415 km/h de aceleração máxima. O preço deste veículo é de R$ 6 milhões e será vendido na loja da Platinuss, localizada na Avenida Europa em São Paulo.
AUDI A8 L
Sedã topo de linha da Audi, conta com diversos itens tecnologicos e de conforto, como faróis em LED, carroceria em alumínio 40% mais leve que as de metal, sistema de som Bang & Olufsen com 1400 watts e 19 alto-falantes, Internet wireless e acabamento impecável.
MERCEDES-BENZ SLS AMG GT3
É a versão de corrida do esportivo SLS AMG, que não marcou presença neste Salão e deixou muitos fãs da marca desapontados. A Mercedes-Benz já recebeu diversos pedidos para o SLS AMG GT3, que deverão ser entregues em fevereiro de 2011, quando inicia a temporada 2011 da GT3. O valor de cada unidade é de cerca de US$ 430 mil.
MASERATI QUATTROPORTE SPORT GT-S AWARDS EDITION
Foi desenvolvida em comemoração aos mais de 56 prêmios que o Quattroporte recebeu desde o seu lançamento. O veículo é baseado na versão Sport GT-S: as principais diferenças são estéticas e estão no acabamento em fibra de carbono, nos escapamentos e rodas. Apenas 100 unidades foram fabricadas e uma delas estará à venda no Brasil.
ASTON MARTIN DBS
Muitos já o conhecem como sendo o carro oficial do agente secreto James Bond em seu último filme. O carro é inteiramente feito à mão. Eu já conhecia o veículo, mas confesso que cada vez que entro em seu interior fico impressionado com a qualidade e a delicadeza do acabamento, que é todo em couro. É algo de outro mundo.
Assim como o Audi A8 L que apresentei acima, o DBS também conta com sistema de som Bang & Olufsen desenvolvido especialmente para ele. Mas com o seu motor 6.0 V12 de 470 cv, será que vai ter alguém interessado no sistema de som?
MINI COOPER COUNTRYMAN
A MINI impressionou a todos com o lançamento deste Crossover baseado no MINI Cooper. O veículo é voltado para os jovens e, pelo que pude notar, atraiu muitos olhares no Salão, principalmente do seu público-alvo. Virá com tração 4×4 opcional, o que eu acredito que deveria vir de série. Custará a partir de R$ 107 mil.
BMW ACTIVE HYBRID 7
É a versão híbrida do novo BMW Série 7. Possui um motor V8 bi-turbo à combustão; aliado ao motor elétrico, chega aos 465 cv de potência. O sedã de luxo ecológico alcança uma média de consumo de 10,6 km/l.
JAGUAR XJ SUPERSPORT
O Jaguar XJ manteve seus traços por cerca de 40 anos; após a compra da marca pela indiana Tata Motors, o sedã de luxo sofreu uma mudança radical. A versão Supersport possui um motor V8 de 510 cv de potência. O luxo, característico do modelo, não foi perdido com a mudança e está presente em todo o carro.
PAGANI ZONDA R
É o carro mais caro do Salão do Automóvel. Apenas 10 unidades foram fabricadas. Está a venda pela Platinuss por R$ 10 milhões. Além de ser inteiramente em fibra de carbono, foi feito exclusivamente para as pistas e não está homologado para rodas nas ruas. É também o recordista da pista de Nurburgring com o tempo de 6 minutos e 47 segundos.
LOTUS 98T FORMULA 1
Achei interessante colocar nesta lista o carro pilotado pelo Ayrton Senna, que completaria 50 anos de idade se ainda estivesse vivo. Como o Salão do Automóvel também completa a mesma idade, o Instituto que leva o nome do piloto expôs o veículo em sua homenagem. O Lotus foi usado por ele na temporada de 1986.
FERRARI 458 ITALIA
O mais recente lançamento da Ferrari no Brasil, substituto da Ferrari 430, custa R$ 1,5 milhão. Diversas unidades do modelo já circulam pelo Brasil. Segundo a imprensa especializada, é uma das melhores Ferrari já fabricadas até hoje.
PORSCHE CAYENNE TURBO
A nova Cayenne chegou em junho deste ano ao Brasil e já está fazendo sucesso, assim como as verões anteriores. Achei interessante destacar este modelo pois será bem difícil ver outra nesta cor amarela. O interior também possui uma cor marrom especial.
De todas as pessoas que conversei a respeito, até agora eu fui o único que gostei da combinação. Já pensou atingir os 278 km/l de velocidade máxima neste amarelão que possui nada menos que 500 cv de potência? Demais!
LAMBORGHINI GALLARDO SUPERLEGGERA LP 570-4
Edição especial do Gallardo (“super leve”, em italiano), possui tecnologia derivada das pistas, embora seja um carro desenvolvido para as ruas. Possui acabamento interno e externo em fibra de carbono. Possui o mesmo motor 5.2 litros V10 do Audi R8 mas ganhou 45 cv a mais, totalizando 570 cv de potência. Acelera de 0-100 km/h em apenas 3.4 segundos e atinge 335 km/h de velocidade máxima.
PORSCHE 911 GT2 RS
É o modelo mais potente da Porsche até hoje, desenvolvido principalmente para bater o Nissan GT-R na pista de Nurburgring. Possui 620 cv de potência. Boa parte do carro é em fibra de carbono para deixá-lo mais leve. Apenas 500 unidades foram produzidas e todas já foram vendidas, inclusive as 5 destinadas para o Brasil.
BUGATTI VEYRON GRAND SPORT
O carro mais rápido do Salão do Automóvel tem 1001 cv de potência. Há muito tempo era aguardada a chegada de um Bugatti Veyron no Brasil, o que não poderiamos imaginar é que ele estaria presente no evento.
Como é um carro muito caro (R$ 7,7 milhões), ninguém podia tocá-lo para não estragar a pintura e muito menos entrar no carro para não estragar o acabamento. Apenas os responsáveis pela marca no Brasil estavam autorizados a tocar e entrar no carro utilizando roupas especiais e luvas nas mãos.
CHEVROLET CAMARO 2SS
É a grande novidade da Chevrolet para este ano. Contrariando a Ford que não trará o Mustang para o Brasil, aproveitou o dólar e o explosivo crescimento nas vendas dos importados no Brasil e está lançando o Camaro 2SS, com motor V8 de 400 cv, para o público brasileiro. Antes era vendido apenas por importadoras independentes. Virá para cá com as cores branco, amarelo, vermelho, prata e preto. Este da foto estava na área VIP da Chevrolet.
—
Gostaria de conhecer melhor os carros que estão no Salão do Automóvel 2010? Clique aqui para ver a cobertura completa!
E aí? Qual seu favorito da lista?
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.