Nota editorial: conheci o Adriano Silva há alguns anos e desde então tenho acompanhado sua trajetória com grande interesse. Fui mediador de um debate com ele sobre o futuro do conteúdo, há dois anos, que achei incrível.
Hoje tenho prazer ao compartilhar as boas novas de seu mais recente projeto, em uma breve missiva escrita por ele.
* * *
A carta de Adriano Silva, fundador do Draft, para nós
“Antes de mais nada, obrigado por abrirem espaço para o Projeto Draft nesse portentoso PdH.
O Draft é um projeto editorial dedicado a cobrir a expansão da inovação disruptiva no Brasil. Uma plataforma de conteúdo, serviços e eventos montada para fazer a crônica da Nova Economia, da Cultura Maker, dos novos empreendedores brasileiros.
O Draft nasce para acompanhar e registrar o impacto do empreendedorismo criativo entre nós, para reverberar as histórias do empreendedorismo social no país, para narrar a efervescência das startups – as aceleradoras, incubadoras e fundos de venture capital se multiplicam entre nós de modo jamais visto.
A missão do Draft é seguir os “game changers”. Estudá-los, compreendê-los, traduzi-los, questioná-los, aprender com eles. Nós faremos a crônica dessa aventura. Geraremos o “who’s who” dessa gente que trabalha com a disrupção em uma mão e com um propósito de vida na outra.
Ao contarmos as histórias de gente que hackeia os negócios, tornando-os melhores, e de gente que hackeia a própria vida, tornando-a mais feliz, estaremos inspirando muita gente a inventar e a se reinventar também, estaremos instrumentalizando novos Makers a inovarem, estaremos aumentando o repertório de soluções e de caminhos possíveis para aquelas pessoas que já decidiram que querem fazer alguma coisa diferente com as suas vidas e com as suas carreiras.
Queria compartilhar com você a nossa modelagem. Dividimos a Nova Economia brasileira em três clusters, com cinco representantes para cada um:
Empreendedorismo Criativo
Um mundo mais ligado à comunicação e mídia, às artes e à criatividade, e a serviços que vão de consultoria à educação à gastronomia. Gente reinventando jeitos de criar, de fazer, de pensar, de criar e entregar valor.
1. Perestroika
Veja essa matéria sobre a expansão internacional da Perestroika.
2. Catarse
Ou essa sobre o Catarse e o futuro do Crowdfunding.
3. Webcitizen
Ou essa sobre a Webcitizen e a tecnologia colocada a serviço da cidadania.
4. Instaphoto e Instabike
Ou, a reinvenção criativa das cabines de foto: conheça a história do Instaphoto e do Instabike.
5. Greentee
Ou: a Greentee abandonou o e-commerce para apostar no contato pessoal com quem compra seus produtos.
Empreendedorismo Social
Gente muito focada na economia colaborativa – a sharing economy. As empresas de impacto, as B-corporations, os coletivos. Gente reinventando jeitos de nos relacionarmos no mercado, de convivermos em sociedade. Gente que parou de sonhar com um mundo melhor – para construí-lo, metro por metro.
6. Giral
Veja essa matéria sobre o Giral.
7. Preto Café
Ou essa sobre o Preto Café – uma experiência radical de cocriação e de economia colaborativa.
8. ProjectHub
Sabe aquela ideia brilhante, que nunca foi adiante? A ProjectHub sabe como transformá-la em realidade.
9. GOMA
A GOMA completa um ano de vida como referência no empreendedorismo em rede.
10. Olabi
Templo, o maior espaço de coworking do Rio, apresenta o Olabi – um laboratório de inovação e tecnologia carioca da gema.
Universo Startup
O dinâmico e pujante ecossistema das aceleradoras, das incubadoras e dos fundos de venture capital no Brasil. Esses dias o banqueiro André Estevez, do Pactual, disse que vivemos hoje no Brasil um momento semelhante ao que o Vale do Silício viveu nos anos 60. Parece que ele está certo.
11. Broota
Veja essa matéria sobre o fundo de investimentos disruptivo Broota.
12. Mapa da Cachaça
Conheça o Mapa da Cachaça e saiba como Felipe Jannuzzi transformou o que mais gosta nessa vida – pinga – num negócio sustentável.
13. Ekomat
Conheça a Ekomat, um negócio sustentável e inovador gerado com a disciplina da yoga.
14. Bliive
A Bliive, revolucionária empresa brasileira de troca de tempo, agora quer ganhar o mundo.
15. Laranjas Online
Aqui a fruta é colhida e entregue ao comprador em três dias: conheça o Laranjas Online.
Abração e boa sorte em tudo, PdH!”
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.