Falta um mês para a chegada do inverno, mas por aqui já esfriou. Chuva caindo triste, vento batendo na nuca, camadas de mantas. Um eterno "procura-se coragem de sair da cama".
Junto com essa vida molhada, chegam três fases bem conhecidas de quem é fã do sol (não é meu caso) mas precisa lidar com os dias cinzas, chuvosos e frios: os furos, o desânimo e a culpa.
O primeiro inclui aquela sequência de compromissos e encontros desmarcados com falsas justificativas, mas que convencem mais do que "desculpe, não vou porque não quero sair na chuva".
O segundo é responsável por levar embora qualquer resquício de animação que você ainda possa ter em relação a vida lá fora, definindo que o único passeio a ser dado com o termômetro marcando 10ºC vai acontecer na hora do almoço, do seu quarto para a cozinha.
E isso nos leva à última fase: já dominado pelo aconchego da cama e pelo calor das cobertas, a culpa chega para esfregar na sua cara que você não está rendendo nada. O tempo está sendo perdido e nenhum conhecimento útil absorvido. Pode não ser verdade, mas se o sentimento de remorso continuar você tem algumas alternativas.
Entre as muitas coisas a serem feitas para resolver isso, como ler um bom livro ou abrir aquele texto salvo para depois no medium, a minha preferida se refere à assistir conteúdos que, de alguma forma, agreguem sabedoria.
Pensando nisso, e com a ajuda dessa seleção de 12 docs feita pela update or die, construí um compilado de sugestões de documentários para quem quer aproveitar um dia frio e chuvoso em casa e ainda aprender alguma coisa nova. Assim, você vai ter uma opção a mais para conseguir juntar chuva, cama, pipoca e conhecimento em um mesmo contexto. Literalmente, unir o útil ao agradável.
Vem ver, os títulos estão acompanhados de um trailer e descrição do próprio Netflix para você conhecer melhor sobre o que se trata. Fiquem à vontade para expandir essa lista nos comentários.
1. The Mask You Live In
Discute a "crise dos meninos" nos EUA e explica como criar uma geração de homens mais saudáveis, com entrevistas de especialistas e acadêmicos.
2. After Porn Ends
O documentário explora a situação atual de estrelas do pornô e sua "adaptação à sociedade" após abandonarem o meio.
3. A 13º Emenda
Especialistas e ativistas discutem a respeito do sistema prisional estadunidense e correlacionam a questão racial.
4. The Witness Documentary
Kitty Genovese foi morta por esfaqueamento na frente de 38 testemunhas, sem que ninguém (aparentemente) fizesse nada para impedir, e o documentário mostra luta do irmão para descobrir a verdade sobre o que aconteceu.
5. Cosmos
Cosmos, uma odisseia no espaço-tempo, faz com que a gente desvende o endereço cósmico da Terra. É apresentado por Neil deGrasse.
6. Cidade de Deus: 10 anos depois
Uma década depois, este documentário relembra a obra Cidade de Deus e vai atrás dos atores para conhecer suas realidades pós fama.
7. Blackfish
Documentário que conta a história de uma orca responsável pela morte de três pessoas e discute as consequências de manter esses animais em cativeiro.
8. What Happened, Miss Simone?
Com a ajuda de entrevistas, imagens inéditas e cartas, essa obra conta a história de Nina Simone, um dos maiores nomes do jazz.
9. Tales By Light
O fundo do oceano é pouco explorado, mas o documentário Tales by light nos traz o trabalho de cinco fotógrafos que podem apresentar muito bem essa parte escondida do mundo.
10. Abstract: The Art of Design
Oito das melhores mentes da arte contemporânea se reúnem para falar sobre processo criativo e relação entre cotidiano e design.
11. Paris is Burning
O documentário, premiado em Sundance, apresenta um retrato da comunidade das Drags no Harlem e explora os riscos aos quais esse setor social estava exposto.
12. Chef’s Table
Essa é principalmente para quem gosta da cozinha. Dividido em 12 episódios, a obra trata de gastronomia e explora o assunto sob a luz do que se passa na cabeça de grandes cozinheiros.
13. Minimalism: A Documentary About the Important Things
A vida de diversas pessoas é exposta e colocada como campo de experimentação para a proposta de viver com menos, sendo examinados e compartilhados os vários lados do minimalismo.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.