Que bom que podemos, apesar dos pesares, consolidar, o mindset da diversidade. Uma porque o mundo é (desde sempre) diverso e, segundo (e não menos importante), porque fechados na nossa bolha não somos capazes de conhecer tudo o que existe por aí. E aí que estamos mais do que nunca na era digital e as redes sociais, especialmente o Instagram, podem ser essa grande janela pro jardim diverso.
É um prazer ser convidado pelo Papo de Homem para fazer essa lista, pois de fato acredito que tenho conseguido cada vez mais ter contato com a diversidade na palma da mão. Claro que a lista a seguir não é nem a ponta do iceberg de tudo, mas tudo começa de algum lugar.
Vamos começar por aqui?
1. @arquiteturanaperiferia, um absurdo de emocionante
Este projeto surgiu em 2013, durante a pesquisa de mestrado da arquiteta Carina Guedes, que buscou desenvolver uma metodologia para atender uma grande parcela da população que produz sua moradia, sem assessoria ou formação técnica. Se a periferia já é marginalizada, o que dizer da mulher da periferia?
É por isso que o Arquitetura da Periferia reúne e capacita mulheres para a independência do instalar, reformar e construir suas próprias casas.
As fotos lá falam por si só. Pura emoção e exemplo de garra
Ah, dá pra ajudar o projeto também, ó: www.catarse.me/arquiteturanaperiferia
2. @blackexistence é um suspiro a cada foto
A diversidade da beleza negra retratada de diversas formas você encontra nesse perfil. É lindo demais de ver!
E isso é tudo. Clica agora e dá uma olhada nas fotos! <3
3. @marara_kelly, do norte para o mundo
A primeira vez que ouvi falar de Marara Kelly foi no convite para uma festa. A DJ, youtuber, performer, modelo e atriz quebra vários preconceitos e traz muita diversidade aos nossos olhos e ouvidos: paraense, é também referência plus size, flerta com a arte psicodélica e por aí vai.
4. @victorfmiranda
Se Pabllo Vittar é a drag queen mais famosa do Brasil, seu stylist também merece os holofotes. Responsável pela estética da diva, Victor também usa seu perfil no Instagram como todos, mas não raras as vezes ele posta detalhes de suas criações. Eu adoro!
5. @thaiiscarlaoficial e a luta pelo corpo livre
Com mais de 400 mil seguidores, a carioca que ficou nacionalmente conhecida ao integrar o balé da cantora Anitta mostra nossos corpos são livres.
Ela dança (muito), posa para campanhas de moda, mostra sua vida com a filha e tudo isso com um bom humor incrível.
6. @lucsouuza, olha essas artes
O Desginer e ilustrador brinca com a mistura de graffiti, digital e manual, inspirado na cultura do rap, skate, africana, japonesa e desenhos antigos. Quem se aventurar na timeline do cara vai ver coisas bem lindas.
Vamos ajudar o cara a ter mais seguidores, pois ele merece!
7. @aishambikila, que modelo!
A jovem de vinte anos, de descendência angolana, é puro estilo!
Nas redes sociais, mostra seus trabalhos e uma estética invejável na dança, nos editoriais ou nas baladas onde tem se aventurado como DJ. Não faz muito tempo que ela representou o Brasil ao ser selecionada para uma campanha da Nike. Vale a pena seguir.
8. @princejyesi e suas fotos incríveis
Dotado de um iPhone, o artista ganense usa sua timeline para lindos registros instantâneos e hiper coloridos de amigos, familiares e musas de sua cidade natal.
As cores são impressionantemente vibrantes e sempre transmitem emoção.
9. @almanegrot, a drag dos makeups exóticos
Uma das drags retratadas na webssérie Drag-se, Alma Negrot se define como uma ciborgue-voodoo-queen-dominatrix. No trabalho estético ressignifica em arte e moda materiais que vão para descarte.
Imagina o que vai encontrar nessa timeline?
10. @transdiario e a diversidade de gênero
O publicitário e youtuber Luca Scarpelli aborda no Instagram e no seu canal no Youtube os desafios que uma pessoa trans enfrenta no dia a dia.
Mora atualmente em São Paulo e tem dado dicas triviais em seus vídeos e fotos.
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.