Aprenda a fazer uma boa compra pro mês no supermercado | Ignição #21

Você vai ser organizar, se planejar, economizar e se alimentar melhor. Topa?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • Asm selo png
  • 130x50 jpg

Olá, pessoal!

Bem vindos à Ignição, a coluna mais mão na massa do Papo de Homem!

Essa semana, vamos aproveitar uma das tarefas mais triviais da vida pra desenvolver umas qualidades super importantes.

Vamo aí?

Prática da semana: aprenda a fazer uma boa compra pro mês no supermercado

Quando já andamos um tantinho na vida, chega um momento em que parece que nascemos sabendo o que sabemos. 

Mas a verdade é que pra tudo o que hoje fazemos no automático, houve um momento como aquele no qual demos o nosso primeiro passo. Fomos nos equilibrando, caindo, nos levantamos trôpegos e, de repente, aquilo está tão enraizado que sequer pensamos no assunto.

O primeiro aluguel, a primeira vez que precisamos reconhecer uma assinatura em cartório, a primeira vez que tiramos um CNPJ ou emitimos uma nota, o primeiro carro, o primeiro casamento, o primeiro filho. Cada nova conquista vem com uma nova curva de aprendizado e crescimento.

Mas, às vezes, por mil motivos, temos que aprender na marra. O caminhar pra vida adulta vem acompanhada de momentos assim, principalmente quando saímos da casa dos nossos pais e vamos enfrentar o mundo.

"Mas, cara, não saber fazer uma compra de supermercado já é demais."

Bem, não posso julgar. Há pessoas nos mais diversos estágios de desenvolvimento, onde fazer até as tarefas mais básicas é uma grande tortura.

E a questão não é apenas que esse indivíduo não consegue fazer uma compra de supermercado, mas que ele não aprendeu a modular a própria energia ao ponto de conseguir se levantar e se mover em direção até das tarefas mais básicas. Ou, então, ele nunca aprendeu a olhar as próprias necessidades para além do momento imediato e, portanto, não consegue se planejar.

Além disso, saber ir ao supermercado e se encher de miojo e lasanha congelada não é saber se planejar. É importante pensar na saúde do próprio corpo, aprender quais alimentos são necessários para se nutrir e também pensar nas refeições que fará ao longo do tempo.

Para fazer uma boa compra de supermercado, você também precisa ter em mente seu orçamento, descobrir qual o melhor mercado da região, com o melhor equilíbrio entre preço e estoque. 

Resumindo, fazer uma boa compra de supermercado é uma ótima maneira de aprender muitas habilidades que podem ser úteis pra vida inteira.

Às vezes, mesmo pessoas crescidas e ditas saudáveis, entram num supermercado reproduzindo hábitos infantis e acabam apenas reforçando padrões nocivos e prejudicando o próprio corpo.

Então, essa prática pode não ser só pro jovenzinho que acabou de sair da casa dos pais pra ir pra uma república, mas também pode servir ao adulto, já velho de guerra, mas que nunca pegou pra ser um pouco mais responsável sobre si mesmo (e com quem ele compartilha a casa).

Então como vamos fazer isso? Eu não sei por onde começar.

O básico de supermercado, acredito eu, todo mundo sabe. É só comprar comida o suficiente pra não morrer durante um certo período de tempo.

Mas há muitas questões a serem consideradas, como, por exemplo, a validade e conservação dos alimentos.

Eu não vou me alongar muito aqui, afinal, parte da prática é aprender a correr atrás da informação que você precisa. ;)

Mas, como referência, já deixo alguns links pra aprofundamento.

Uma lista pra inspirar a organização e pra ter uma dimensão da variedade de itens, pra quem compra só leite, pão e miojo ;) | Fonte: Priscila Saboia

Então, a sua missão, agora que você leu esse artigo, é planejar-se para o mês, estruturar sua alimentação, pensar na rotina, evitar desperdícios e se preparar.

Essa atividade ajuda a desenvolver qualidades como as que já comentamos ali em cima: organização, planejamento, torna mais fácil alimentar-se melhor e até economizar o seu dinheiro.

Se você tiver boas dicas que só a prática trazem, coloca aqui embaixo nos comentários. E, caso você tope o desafio, também comente. Queremos saber como está sendo a experiência.

Nos vemos nos comentários!

* * *

O que é a coluna Ignição?

Resumindo: queremos iniciar processos de transformação por meio de ações práticas.

Aqui no Papo de Homem temos trocentos textos filosofentos falando de tudo. Agora, vamos pra outra abordagem.

Menos papo, mais ação.

Você está perdido e não sabe o que fazer da vida? 

Aqui vamos oferecer um ponto de partida, ações simples que você possa usar como um aquecimento, que coloque seus "músculos" no ponto para você gradativamente começar a lidar com seus problemas de frente.

Como funciona?

Toda semana vamos sugerir ações práticas acessíveis, para que você possa sair da inércia.

Depois, pedimos que venham aqui no artigo e relatem, em detalhes, como foi a experiência. Vale qualquer coisa, inclusive e principalmente, se der tudo errado, pois é nessas horas que a gente precisa de apoio e a coisa de termos uma comunidade mais vai fazer sentido. Nos colocando em movimento vamos começar a descobrir irmãos, amigos, enfim, parceiros de transformação.

Com o tempo, vamos cultivar uma rede de parceiros, dispostos a transformar suas vidas e também conversarem sobre o processo todo como uma forma de se incentivarem e se apoiarem. 

A Ignição é incrível, onde encontro os experimentos anteriores?

Muito fácil! Basta entrar na coleção Ignição.

Já conhece o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH?


publicado em 24 de Outubro de 2018, 19:20
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: