Um dos palestrantes do TEDx Campos é o chef José Barattino, comandante da cozinha do restaurante Emiliano, em São Paulo. Pra aguçar, fiz uma entrevista curta com o cara, falando sobre alimentos frecos e saídas pra uma alimentação mais saudável.
Quais as dificuldades, hoje, pra se conseguir os produtos mais naturais possíveis pra se cozinhar bem?
Existem dois pontos principais que dificultam a obtenção de produtos frescos. Atualmente a cadeia de abastecimento é muito extensa, desde o produtor de sementes e mudas até o consumidor final, o ingrediente passa por vários intermediários que impedem que o produto chegue extremamente fresco à mesa.
Outro ponto é que os consumidores perderam o entendimento de que a natureza tem seu tempo, sendo assim existe demanda para produtos que estão fora de época, o produtor tem que produzir “forçado” para não perder mercado e isso traz uma variação na qualidade do produto final. Os fins estão justificando os meios e isso prejudica a qualidade do produto. No Emiliano, recebemos semanalmente produtos vindos diretos de fazendas no interior de São Paulo, que trabalham com agricultura orgânica e biodinâmica.
Existe alguma maneira de resgatarmos uma alimentação tão saudável quanto alguém que produz e consome os próprios alimentos?
Acho que cada um ter sua hortinha é utopia, romantismo. Temos que sair desta esfera.
Na minha opinião o que deve ser feito é reorganizar e valorizar a cadeia de produção, promovendo o pequeno produtor familiar e dando para eles ferramentas que possibilitem a distribuição do seu produto diretamente para o consumidor final da sua localidade. Isso faz com que existam várias células de pequenos produtores, suprindo com ingredientes de qualidade a preços competitivos um número cada vez maior de consumidores finais.
Compartilhar informações para gerar novas (e melhores) possibilidades. Talvez seja esse o caminho pra uma conversa sobre gastronomia e alimentação?
Sem dúvida, todo esse trabalho não pode ser egoísta. Quanto mais pessoas engajadas mais rápido virão os resultados. As soluções devem ser coletivas.
…
O TEDx Campos vai rolar dia 11 de junho, no Grande Hotel Campos do Jordão (Hotel-escola Senac).
Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.