Estamos a poucas horas da despedida de um dos mais relevantes personagens da história do futebol. Ronaldo reinventou o marketing pessoal no esporte durante a década de 90. E, assim com o Michael Jordan e Muhammad Ali, conseguiu unir duas virtudes raríssimas – o impressionante carisma e a capacidade de ser decisivo.
Nada o que Ronaldo fez foi por acaso. O futebol, como há anos não acontecia, teve que se adaptar ao leque de surpresas reservado pelo atleta. A medicina esportiva evoluiu, as categorias de base voltaram a dar importância ao trabalho físico e o comércio de atletas ficou ainda mais exigente e profissional. Ronaldo foi para o futebol nos últimos anos o que Pelé foi para o soccer nos anos 70.
Mais que um espetacular jogador, Ronaldo foi uma figura pop de extrema importância para mundo. Sua imagem contribuiu muito para um esporte que andava meio sem graça. Suas conquistas e ações estão fortemente ligadas às transformações táticas, estruturais, estratégicas e econômicas do esporte.
Ronaldo reinventou o futebol fazendo de sua arte uma das grandes manifestações culturais do final do século XX.
Basta olhar pra ver.
Criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi e produzido pela Ioio Filmes, o vídeo acima é uma homenagem da Nike a um jogador que fez história na marca. A proposta da empresa é emplacar a hashtag #prasemprefenomeno nos Trending Topics do Twitter durante o jogo.
Alguém duvida?
publicado em 07 de Junho de 2011, 13:18