Acorde seu corpo | Ignição #29

Não é nenhum pecado admitir: acordar cedo muitas vezes é uma tortura. Vem cá, vamo dar um jeito nisso.

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 47 nh 1 png
  • Logo havaianas 130x50 png

Olá, amigos!

Depois de um hiato, aqui estamos de volta com a coluna mais mão na massa do PapodeHomem.

Apesar do tempo ausente do portal, o grupo da coluna continua firme e forte, com discussões diárias sobre praticamente tudo. Desde ideias para melhorar a rotina, até discussões a respeito de grupos de masculinidade, tendo rolado até um pequeno encontro.

Então, como sempre falamos, pra transformação acontecer na prática, é bem melhor seguir acompanhado. Vou fazer agora uma nova rodada de entrada no grupo, enviando e-mails para quem chegar. A hora de participar é agora, é só mandar um e-mail para luciano@papodehomem.com.br com o assunto "Quero entrar pro grupo da Ignição" e com um relato contando sua experiência com a coluna, por que acha que seria interessante participar e como poderia contribuir com o grupo.

Enquanto isso, vamos a mais uma prática.

Acorde o seu corpo

Sem essa cara.

Não é nenhum pecado admitir: acordar cedo muitas vezes é uma tortura. E, como se não bastasse ser difícil o bastante sair da cama, não é raro você seguir se arrastando sonolento pela manhã ou até pelo dia inteiro.

Muito se fala sobre manter uma rotina pela manhã que treine seu corpo pra entrar num estado de prontidão e ajude a evitar estresse desnecessário ao ter de decidir mil coisas, procurar suas roupas e lembrar o que era mesmo que você tinha pra fazer ou pra onde ir.

Já mencionamos em outras Ignições sobre a importância de arrumar sua cama e preparar um belo café da manhã. Agora, vamos adicionar uma nova camada.

Ao acordar, faça algo com o corpo que o ajude a colocar o sangue pra correr nas veias todos os dias, por pelo menos uma semana.

Sugiro duas práticas:

1. Tome um banho frio. Nos idos da Cabana - o antigo espaço de cultivo de transformação para homens mantido pelo PdH - essa era uma prática à qual muitos aderiram e eu, volta e meia, ainda faço até hoje. O motivo é que é uma ótima maneira de colocar o corpo em estado de alerta e se treinar para o cultivo de estabilidade diante do desconforto de uma maneira segura. Há quem defenda o banho gelado como uma solução milagrosa que vai te tornar uma ferramenta de super produtividade, mas confesso que não sou muito fã dessa abordagem, apesar de reconhecer que, de fato, você fica tão mais acordado que é bem difícil não ficar mais produtivo.

2. Faça uma pequena rotina de exercícios. Uma outra maneira de acordar o corpo é levantar da cama e iniciar uma rotina curta e simples de exercícios. Nem preciso bater muito na tecla dos benefícios da atividade física, ainda assim, sei que é uma das primeiras coisas que negligenciamos em uma rotina corrida de trabalho, estudos e relacionamentos pra cuidar. Então, recomendo dar uma olhada em um aplicativo como o Freeletics, escolher algo que possar ser feito rapidamente, em dez ou vinte minutos. Se não quiser instalar nada no seu celular, sugiro dar uma olhada neste artigo, do Alberto Brandão.

Esta é a prática da semana!

Se possível, convide um amigo ou amiga para participar do teste, converse sobre o assunto, troque impressões. E não esqueça de vir comentar por aqui também. Quero muito saber como vai ser esse teste.

Vejo você nos comentários e até a próxima!

* * *

O que é a coluna Ignição?

Resumindo: queremos iniciar processos de transformação por meio de ações práticas.

Aqui no Papo de Homem temos trocentos textos filosofentos falando de tudo. Agora, vamos pra outra abordagem.

Menos papo, mais ação.

Você está perdido e não sabe o que fazer da vida? 

Aqui vamos oferecer um ponto de partida, ações simples que você possa usar como um aquecimento, que coloque seus "músculos" no ponto para você gradativamente começar a lidar com seus problemas de frente.

Como funciona?

Toda semana vamos sugerir ações práticas acessíveis, para que você possa sair da inércia.

Depois, pedimos que venham aqui no artigo e relatem, em detalhes, como foi a experiência. Vale qualquer coisa, inclusive e principalmente, se der tudo errado, pois é nessas horas que a gente precisa de apoio e a coisa de termos uma comunidade mais vai fazer sentido. Nos colocando em movimento vamos começar a descobrir irmãos, amigos, enfim, parceiros de transformação.

Com o tempo, vamos cultivar uma rede de parceiros, dispostos a transformar suas vidas e também conversarem sobre o processo todo como uma forma de se incentivarem e se apoiarem. 

A Ignição é incrível, onde encontro os experimentos anteriores?

Muito fácil! Basta entrar na coleção Ignição.

Já conhece o ebook "As 25 maiores crises dos homens — e como superá-las", produzido pelo PdH?

 

Se deseja adquirir ou presentear alguém que possa se beneficiar, compre a sua edição aqui.

Para conhecer mais sobre o conteúdo do livro e tudo que vai encontrar lá dentro, leia esse texto.

Ao comprar o livro, você também ajuda a manter o PapodeHomem vivo.

Nosso rendimento com anúncios caiu drasticamente nos últimos dois anos, assim como aconteceu com toda a indústria jornalística, no Brasil e no mundo (a verba agora se concentra no Facebook e no Google). Como o que fazemos é para vocês e não para gerar o maior número de clicks com textos vazios, essa ajuda é essencial para nossa sustentabilidade.


publicado em 26 de Setembro de 2019, 06:45
Avatar01

Luciano Ribeiro

Cantor, guitarrista, compositor e editor do PapodeHomem nas horas vagas. Você pode ouvir no Spotify. Também escreve no Medium e em seu blog pessoal. Quer ser seu amigo no Instagram.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: