A Kombi é o melhor carro do mundo

A história da Kombi começa lá no final da década de 40.

Após a Segunda Guerra, um Holandês chamado Ben Pon queria lançar um carro que servisse tanto como veículo de carga como de lazer para transportar pessoas. É daí que surgiu o nome Kombi: Kombinationsfahrzeug, que quer dizer "veículo combinado".

A Kombi não é só um carro velho. Ela é cheia de histórias e tem toda uma mística por trás. Ela foi símbolo do movimento hippie e certamente teve alguma passagem marcante na vida do seu avô, do seu pai e, porque não, na sua também.

Por exemplo, quando era criança, voltei algumas vezes na Perua Escolar Kombi do Tio Newton pra casa. Já ouvi a lenda de uma Kombi na qual rolavam umas surubas no meu bairro. Tenho um amigo que queria muito uma Kombi para reunir os amigos para ir à praia ou para acampar. E, se você nunca se ligou, a maioria das adaptações de fãs da Mistery Machine do Scooby Doo retratam ela como uma Kombi.

Tenho uma conexão emocional com a Kombi e acho que ela é o melhor carro do mundo. Vamos aos fatos.

A Kombi (quase) não faz anúncio

Um amigo meu, que hoje é gerente fodão de uma multinacional, soltou uma assim outro dia:

"Putz cara, o produto X é muito ruim de vender, mas esse mês a gente vai investir pesado em publicidade pra ver se desova o estoque."

Porra! Se o produto é ruim, você não tem que sair por aí convencendo os outros que ele é bom, você tem que fazer um produto melhor, não? Quando disso isso, meu amigo desconversou.

O último anúncio de Kombi do qual me lembro foi esse, com uma tirada linda que fizeram na época do lançamento do Veloster, o inovador carro da Hyundai com 3 portas e, certamente, o objetivo dele foi muito mais pisar no calo da concorrência do que alavancar as vendas da Kombi.

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Certamente, a Kombi não faz anúncio com a mesma frequência que seus concorrentes simplesmente porque ela não precisa anunciar. Ela foi líder de mercado no segmento dela por mais de 50 anos consecutivos. Isso mesmo, não tem Sprinter, Boxer, Ducato ou Besta pra desbancar a liderança da Kombi.

Num dado de 2007 do Estadão, entre janeiro e julho daquele ano, foram vendidas 13.259 unidades. Os cinco veículos considerados concorrentes (Boxer, Ducato, Jumper, Master e Sprinter) venderam no mesmo período, juntos, 11.786 unidades.

Eu tinha um professor na faculdade que foi daqueles fodalhões da propaganda nos anos 80, uma das épocas de ouro da publicidade. Ele se chamava Marco Antônio, mas era conhecido como "Marcão".

Ele não tinha metodologia, cronograma, programa, apostila e muito menos slides no powerpoint. A aula dele era muito parecida com uma conversa de bar. O professor sentava ali na frente, contava histórias, casos e ia questionando os alunos. A coisa era tão dinâmica e fluida que uma vez eu tentei abrir o caderno e anotar alguma coisa da aula e foi inútil.

O ponto alto da aula do Marcão, eram as piadas altamente irônicas sobre a profissão do publicitário. Dentre as milhares que ele soltou ao longo de um semestre, tem uma que nunca vou me esquecer e compartilho aqui com vocês, para embasar minha teoria do título do post.

Ele disse que, no fundo, todo anúncio de publicidade só está dizendo uma coisa:

"Compra de mim pelo amor de Deus, senão eu perco meu emprego."

O melhor carro do mundo não precisa de propaganda, ele se vende sozinho.

56 anos sem inovar

Já conversei com muitos gerentes de marketing de montadoras, vendedores de carros e sempre escuto um discurso muito parecido com esse daqui:

"O consumidor compra o carro que oferece a maior quantidade de inovações e tecnologia aliado ao melhor custo-benefício."

Eu vou lá e pergunto pro cara:

Como a Kombi, que é produzida quase da mesma maneira há mais de 50 anos e a última inovação foi introduzir uma luz de freio traseira, em 2009 – não tem sensor de estacionamento, não tem ABS, que dirá controle de tração –, é lider de mercado?

Geralmente, eles dão risada, achando que é uma piada e desconversam. Mas não é.

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Sim, o projeto da Kombi foi feito em cima do chassi do Fusca

Seu motor refrigerado a ar é tão simples e robusto que não é raro encontrar Kombis com a lataria caindo aos pedaços mas com o motor funcionando perfeitamente.

Sua linha de montagem até hoje segue um processo quase artesanal, muito parecido com de antigamente, bem mais lento e menos automatizado.

A Kombi, de fato, sofreu pouquíssimas modificações ao longo dos anos, destas a maioria é bastante discreta. As mais significativas em tempos “recentes” – além das mudanças de motor já citadas – foram a adição de freios a disco, a porta lateral corrediça e injeção eletrônica.

Se você tem uma Kombi, provavelmente está satisfeito

Se, mesmo com todos esses argumentos, você não acredita que a Kombi é o melhor carro do mundo, é porque provavelmente nunca foi dono de uma.

Não existe consumidor tão satisfeito e que fala com tanta paixão do produto como o dono de uma Kombi. Se você tem dúvida, ligue para qualquer tiozinho que faz frete na sua cidade e tire a dúvida.

A hora da aposentadoria

O projeto da Kombi é tão à frente do seu tempo que precisou de quase 60 anos para sua hora chegar ao fim.

E ele não poderia sair de cena sem uma despedida à altura. A Volkswagen está preparando uma campanha especial para a última edição da Kombi, literalmente, uma campanha de deslançamento.

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Em breve, a Kombi não vai estar em nenhuma concessionária perto de você. Mas, certamente, vai deixar saudade

Há um fato curioso sobre isso. Sua aposentadoria vai acontecer não pelos consumidores, não pela Volkswagen. A legislação brasileira vai exigir que todos os carros vendidos no país a partir de janeiro de 2014 deverão possuir airbag e ABS.

Toda a idade que carrega nas costas finalmente mostrou suas desvantagens. A Kombi é tão velha que os engenheiros alemães simplesmente não conseguiram adaptar a mecânica da guerreira para receber esses dois equipamentos de segurança.

Que pena, talvez se tivessem chamado qualquer mecânico brasileiro, eles fariam uma gambiarra aqui ou ali pra consertar esse probleminha.

Adendo do Editor: Estava procurando imagens para editar esse post e encontrei milhares de fotos animais. Eis aqui, então, minha contribuição ao texto. O melhor carro do mundo em imagens.

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publicado em 02 de Outubro de 2013, 14:00
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Rodrigo Cambiaghi

é especialista em mídia programática, monetização de sites e BI. Reveza o tempo entre filha, esposa, cão, trabalho, banda, moto, games, horta de casa, cozinha e a louça que não acaba nunca.


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