Onde homens que aspiram crescer se encontram? No "Homens Possíveis 2017". Vem ver a programação e garantir seu ingresso. É 09/12, sábado.

A hora certa de aprender 

Queremos desconstruir o senso comum de quem mesmo?

  • Nossos atuais Mecenas:
  • 130x50 jpg
  • Advertisement
    130x50 jpg

O meu tema principal é desconstruir o senso-comum.

Muitas pessoas leitoras gostam muito de mim quando estou desconstruindo o senso comum das outras pessoas, das pessoas que elas não gostam, das pessoas de quem discordam.

Um belo dia, porém, desconstruo alguma coisa do senso-comum delas e lá vem:

“Peralá, Alex! Quequeisso, Alex! Não seja radical, Alex! Deixa de ser louco, Alex!”

Mas raramente aprendemos com as pessoas de quem discordamos de tudo — pois já lemos na defensiva, contraargumentando, refutando.

Também raramente aprendemos com as pessoas com quem concordamos em tudo — porque é uma leitura confortável, que só confirma nossos próprios preconceitos.

As maiores oportunidades de aprendizado são quando, subitamente, discordamos de alguém de quem sempre tínhamos concordado. Pois essa é a hora da pane.

Como pode essa pessoa que eu respeito tanto (afinal, ela concorda comigo em tudo!) falar um absurdo desses?

Por um lado, talvez essa pessoa não mereça tanto respeito assim. Por outro lado, talvez esse absurdo não seja tão absurdo assim. Talvez ambos!

De qualquer modo, seja qual for a conclusão, será sempre um importante momento de aprendizado, um momento de questionar certezas e de questionar gurus.

Não desperdicem esses momentos.

* * *

assine a newsletter do alex castro


publicado em 24 de Novembro de 2015, 17:23
File

Alex Castro

alex castro é. por enquanto. em breve, nem isso. // esse é um texto de ficção. // veja minha vídeo-biografia, me siga no facebook, assine minha newsletter.


Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua. Cultivamos diálogos não-violentos, significativos e bem humorados há mais de dez anos. Para saber como fazemos, leianossa política de comentários.

Nossos atuais Mecenas: