O evento era o Billabong Pro Teahupoo, importante competicão profissional de surfe que acontece todos os anos em Teahupo'o, Taiti. O ano foi nosso último, 2011.
Antes da prova, um enorme swell (pra contextualizar, swell são ondas gigantes geradas pelos ventos que chegam do oceano, que podem ocorrer próximos, ou não, da costa) causou a paralisação do evento para a segurança dos atletas, que poderiam se machucar seriamente com o tamanho e violência das ondas geradas. A chapa tava tão quente que o governo francês, responsável pelo Taiti (a maior ilha da polinésia francesa), chegou a fechar as águas para grandes embarcações.
Agora, se os barcos de tamanho descomunal poderiam se enrascar nessa brincadeira da natureza, imagina um surfista metido a bonzão que se arriscasse a entrar nessas águas alucinadas?
Teria que ser alguém bem otário, cuja a vontade de desafiar o mar pudesse ser maio que qualquer razão, mesmo que fosse a maior de todas as razões: a sobrevivência.
Os "big riders" (caçadores de ondas gigantes) australianos, o novato Laurie Towner e o veterano Dylan Longbottom, não ficam pensando muito nessas convenções de quem quer viver e quem quer se arriscar e, mesmo com tudo fechado, adentraram nas águas revoltadas daquela parte do Oceano Pacífico e mandaram ver nas ondas ignorantes daquele maravilhoso evento.
O resultado foi o curta editado pela própria Billabong, mostrando as atrocidades cometidas pelos dois surfistas sem noção, mas com talento sobrando. O nome é Code Red pois a guarda costeira Taitiana declarou esse o nível de perigo para o mar naquela ocasião.
Code Red, na íntegra
Link YouTube | Dá pra ver que não é nada fácil surfar nessas ondas, desde a preparação pro evento até o surfe em si. Assista o vídeo em 720p ou 1080p. É lindo.
Eu mesmo já falei por aqui sobre o trabalho de ser um surfista de ondas grandes e até da maior onda já surfada no mundo.
Tudo isso causa muita excitação no imaginário de qualquer pessoa, sobre estar onde quase ninguém (ou, em muitos casos, ninguém) jamais esteve e desafiar os limites é uma das coisas que qualquer homem deveria fazer em sua vida. Mas não ache que isso deve ser algo incrível e quase impossível. Cada homem sabe dos melhores caminhos para amplificar sua própria jornada. Que esses casos do surfe sirvam de grandes inspirações e não como bloqueadores de tentativas.
As chances estão nas tuas mãos, amigo lenhador. Basta ver uma "onda meio cheia".
publicado em 03 de Maio de 2012, 16:32