Você tem neuras com a sua bunda? Fiofó, buzanfa, montanha dupla são só alguns nomes para essa parte do corpo que tanto admiramos, mas que tanto gera polêmica. Qual a sua relação com a sua bunda?

Colocando a bunda na mesa

A polêmica é certa quando o assunto é bunda de homem. Enquanto alguns são mais conservadores, outros querem mesmo mostrar o popozão. A verdade é que cada vez mais parece existir uma disputa sobre o “bumbolico” masculino. Quem vence esse cabo de guerra?


Foto: Road Trip with Raj by Unsplash

Enquanto uma banda encarcera…

“Homem de verdade não mexe na bunda ou abre ela por nada. Homens não abrem as nádegas para limpar… Nada pode entrar ali”. Esse é um trecho desesperado do depoimento de uma mulher recém casada, publicado em 2017 pelo BuzzFeed Brasil. O trecho revela uma realidade crítica: muitos homens não higienizam o fiofó por puro machismo!

A outra liberta!

Por outro lado, temos um grupo mais consciente e preocupado com a própria saúde, aqueles que cuidam muito bem da busanfa e que valorizam o patrimônio. Pra eles o popô não é um puxadinho, mas sim uma área nobre da casa que requer muitos cuidados.

O poder do traseiro

Não dá para ignorar a força que os glúteos podem ter ao observarmos o número crescente de homens que buscam o bumbum perfeito (na nuca!) e treinam pra valer essa parte do corpo. Não caiamos em estereótipos, estamos falando também de héteros que estão treinando firme o popo na academia.

“Quem limpa o quintal espera visita.”

sse foi um dos comentários num post do influenciador Edson Castro, também de 2017, sobre higiene masculina. Qualquer tipo de toque no próprio fundilho (no dos outros é outra história…) é proibido, é motivo de briga. Na cabeça desses caras, lavar a bunda ou limpar com papel ou lenço pode gerar algum tipo de desequilíbrio no universo, colocando sua masculinidade em risco.

Leia também  A lição de Wil Wheaton sobre o bullying

Bunda saudável

Além de evitar constrangimentos, como cuecas freadas e manchas nos lençóis — sim, é nojento, mas acontece! Rsrs — limpar adequadamente entre a bumbuna (após o número 2, com papel ou lenço umedecido, e lavar cuidadosamente no banho) evita uma série de doenças como infecções por fungos ou bactérias.

Trancado a sete chaves

Alguns profissionais têm se dedicado a ajudar homens a perderem o medo de tocarem a própria “montanha sagrada” no sexo. Um deles é Claudio Serva do @prazerele que nos provoca a ter uma relação mais livre com o nosso corpo, incluindo com o nosso fonfon. Mas e aí, quais são as liberdades que você quer para você e pra sua bunda?

Quais são seus medos?

Apesar de neste post tentarmos levar o tema de forma bem-humorada, não podemos negar que uma série de estereótipos encarceram não só a poupança, mas a liberdade do próprio homem. Falamos aqui de estética, mas também sobre higiene, fundamental para nossa saúde. Você já refletiu sobre quanto de liberdade você perde ao “encarcerar sua bunda”?


publicado em 07 de Junho de 2023, 18:18

Nascido em Salvador, parte de uma família de origem quilombola e indígena, Zé Ricardo tem mais de 20 anos como comunicador, atua como palestrante, jornalista, assessor de comunicação e relações públicas no Instituto PDH.